O Brasil, um dos maiores exportadores de grãos do mundo sofre com um dos maiores entraves à expansão do comércio internacional, a obsolescência da infraestrutura portuária instalada no país. Na expectativa de reverter a situação, o deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) encaminhou indicação ao Ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos solicitando que ele construa novos portos em locais ainda não servidos para melhoria do escoamento e da competitividade.
Segundo Júlio Campos, o país tem sofrido em função do estado obsoleto de seus portos, em função do crescimento vertiginoso das exportações e do comércio entre países.
“Temos um país em potencial para produção, e, também um imenso potencial aquaviário a ser explorado para o transporte, com cerca de 40 mil quilômetros de rios navegáveis e quase 7 mil quilômetros de costa marítima. Existem vários locais próximos às novas áreas de expansão de fronteira agrícola e mineral, com condições adequadas, tanto em termos ambientais quanto de acesso”, afirmou Júlio Campos.
O problema enfrentado pelo Brasil foi relatado em reportagem do Fantástico, e de acordo com o parlamentar, este problema repete-se todos os anos. No período de colheita da safra, formam-se filas intermináveis de caminhões ao longo das rodovias e avenidas que levam aos portos brasileiros mais movimentados.
No entanto, o parlamentar não vê solução em apenas aparelhar e modernizar os portos existentes, uma vez que em muitas localidades a infraestrutura de acesso aos terminais não comporta novas ampliações e melhoramentos, por isso acredita que o caminho seja a construção de novos portos.
Segundo o democrata, há que se ter em mente que a instalação de novos terminais reduzirá o custo do transporte e melhorará a competitividade das mercadorias, com reflexos para a economia como um todo.
da Assessoria
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).