O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), pediu, nesse sábado (07.01) ao governo Federal, que envie equipamentos de segurança para instalar nos presídios do Estado. A solicitação de Taques foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Cidadania.
O Ministério da Justiça e Cidadania informou ainda, que autorizou, neste domingo (08.01), o envio de apoio federal aos Estados do Amazonas, Rondônia e Acre. O pedido foi solicitado pelos governos locais para ajudar a conter as rebeliões nas penitenciárias e reduzir a criminalidade nas regiões.
De acordo com a pasta, o governo do Amazonas solicitou ajuda da Força Integrada de Atuação no Sistema Penitenciário. As solicitações já foram autorizadas pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, dentro dos termos legais.
O governo de Rondônia pediu investimentos para equipar e manter presídios. A solicitação ainda não foi oficializada, mas o ministério já autorizou o pedido.
Segundo o ministério, o Estado de Roraima ainda não entrou em contato para solicitar apoio.
Na sexta-feira (6), o governo apresentou oficialmente o Plano Nacional de Segurança. O programa estabelece metas para redução de homicídios e para diminuir o déficit de vagas no sistema penitenciário brasileiro. A proposta também estabelece a integração, cooperação e colaboração da União com os Estados e municípios.
A intenção é reduzir em 7,5% o número de homicídios dolosos em 2017. (Com informações do Portal Brasil).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).