A Comissão Especial que discute a retomada das atividades escolares nas redes estadual e municipal de ensino de Mato Grosso, em reunião nessa segunda-feira (18.05), informou que o relatório final do plano de trabalho que definirá as medidas a serem adotadas para o retorno das aulas no Estado, será entregue em 13 de julho. Com isso, a expectativa, segundo a Comissão é que somente a partir de agosto as aulas devem retomar.
De acordo com o presidente da Comissão Especial, deputado estadual Valdir Barranco (PT), todas as instituições, que fazem parte da Comissão, reconhecem que não há nenhuma possibilidade das aulas voltarem antes de agosto.
“O principal objetivo da Comissão é avaliar esse cenário, no momento Mato Grosso está numa curva ascendente e muito rigorosa, se for perguntar hoje não há nenhuma possibilidade dessas aulas serem retomadas antes de agosto. Agora até ela, se tornar uma curva descendente estaremos analisando por outro ângulo”, disse Valdir.
Ao todo a Comissão prepara quatro eixos temáticos, divididos por quatro sub-relatorias, para tratar do cenário preparatório para retorno, incluindo a Educação à Distância e como ela se insere nesse contexto. Conforme Barranco, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) terá que dar formação aos professores efetivos e interinos sobre Educação à Distância.
“Os eixos vão trabalhar desde o novo financiamento para Educação, as condições sanitárias para recepcionar esses alunos, a nova legislação que terá que ser construída. Então é muito trabalho, não teremos um mundo como antes da pandemia, nem uma comunidade escolar igual”, disse Barranco.
Na reunião, também ficou estipulado a necessidade de emissão de nota técnica pela Secretaria de Estado de Saúde para que os gestores municipais possam preparar as escolas para o retorno das aulas, bem como definir ações a serem tomadas se forem confirmados casos da doença dentro das unidades.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).