O grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara dos Deputados definiu nesta terça-feira (28.02) o cronograma de atividades, e apesar de o texto da proposta ainda não ter tomado forma, a reforma deve focar na tributação sobre o consumo. A informação é do relator do grupo de trabalho, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
“Nós queremos uma reforma do consumo, que simplifique impostos, que traga transparência, que retire a insegurança jurídica, e que ela tenha um impacto positivo na nossa economia”, disse o parlamentar em entrevista à imprensa.
Ribeiro disse que tem “catalogado a demanda de cada setor, de cada ente da federado”, e que hoje o grupo possui informações “onde estão as questões que são mais tensas ou que tem mais suscetibilidade”.
“Mas, aí quem vai decidir isso é a maioria construída na política para pensar um país onde, repito, a gente tem que pensar no nosso país, porque quem vai ganhar no final somos todos nós”, declarou o deputado.
O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), destacou que debater reforma tributária faz parte da “pauta política desse primeiro semestre” no Congresso.
“Nós representamos um terço do PIB nacional, 25% dos empregos, a maioria das exportações do país, é um setor que precisa ser ouvido, precisa ser respeitado e principalmente, precisa ter a oportunidade de apresentar as preocupações em relação a essa próxima reforma tributária”, disse Lupion.
Já o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que é o coordenador deste grupo de trabalho, declarou que para modernizar o país e fazer o Brasil crescer é preciso modernizar o sistema tributário e que para isso é necessário ter a “a simpatia, ter a postura colaborativa de todo o setor da agropecuária brasileira”.
“Eu saio daqui extremamente feliz, porque é um setor um dos mais importantes da economia brasileira, e que, de fato, para gente modernizar o país, fazer o país crescer, nós precisamos modernizar o sistema tributário e para isso, ter a simpatia, ter a postura colaborativa de todo o setor da agropecuária brasileira vai ajudar muito essa reforma tributária avançar”, destacou.
Leia Também - Gasolina e diesel ficam mais baratos a partir desta quarta (1º)
????Confira no vídeo o resumo da entrevista coletiva concedida pelo presidente da FPA, deputado @pedro_lupion (PP-PR), e dos deputados @depaguinaldo11 (PP-PB) e @ReginaldoLopes (PT-MG), relator e coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, respectivamente. pic.twitter.com/O1j9lCwgnf
— Frente Parlamentar da Agropecuária (@fpagropecuaria) February 28, 2023
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).