Durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo Deputado Wilson Santos (PSD), na Câmara Municipal de Barão de Melgaço, para discutir onde serão aplicados os recursos do BID Pantanal no município, o deputado anunciou que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destinou cerca de R$20 milhões para a rede de saneamento básico do município.
Conforme reuniões anteriores realizadas pelo Mapa, Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Assembleia Legislativa (ALMT), o saneamento básico do município foi apontado como crítica e emergencial, em razão da qualidade da água fornecida aos habitantes e do tratamento dos resíduos sólidos.
Além disso, o representante do Mapa, Edson Paulino Oliveira, anunciou também que, em Barão do Melgaço, serão trabalhados quatro eixos, sendo eles: renda, sustentabilidade, educação e infraestrutura. Edson explica que no eixo renda, serão investidos recursos no aumento da produção e da produtividade do município, aumento da renda familiar e na qualidade de vida das famílias, na preparação de sucessão nas comunidades e propriedades rurais, e a valorização da mulher rural.
Já na educação serão investidos recursos para novos conhecimentos, na recuperação e preservação das escolas rurais, capacitação especiais para os produtores, dentro das suas vocações; além de inovações do mercado e tecnologias. No eixo sustentabilidade, a ideia é unir a harmonia social, ambiental e financeira para atender a população do município e o respeito a natureza.
No eixo Infraestrutura, o BID Pantanal irá investir nas recuperações das estradas, garantia da comercialização, com capacitação, certificações e abertura de mercado e o uso adequada da água. Entre os projetos que poderão receber investimento do programa na região de Barão, Edson destacou, recursos para a Cadeia do Mel, Cadeia do Peixe, Cadeia do Leite, Cadeia de Mandioca, Cadeia do Hortifrúti, Cadeia da Cana de Açúcar, Cadeia do Frango Caipira, Pontes e Recuperação das Baías e dos Rios Corixos.
Os moradores da região também tiveram voz na reunião e expressaram suas necessidades. O cacique Roberto, da aldeia do Perigara, (a 200km de Barão do Melgaço) pediu atenção do BID Pantanal na dificuldade de acesso dos moradores da aldeia, que enfrentam, nos períodos chuvosos, enchentes e bloqueio das estradas.
Impossibilitando a locomoção dos moradores, Roberto explica, que o acesso a uma unidade de saúde é uma das principais preocupações, visto que quando acontece uma urgência e emergência, eles demoram horas e até dias para conseguir chegar em uma unidade de saúde e receber atendimentos médicos.
A reunião realizada no dia 01 de novembro teve a presença dos representantes do Mapa, da Secretaria do Meio Ambiente de Barão de Melgaço, Secretária de Administração do Município, Câmara Municipal da cidade, Secretaria Municipal de Habitação e Regulação Fundiária, Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Tutelar. Os representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Associação de Agricultores, Instituto Ambiental (AMEC), Sindicado Rural, produtores locais, entre outras autoridades.
BID PANTANAL
O programa BID Pantanal tem como base o uso sustentável do patrimônio ambiental e cultural do pantanal, além de ser um projeto estruturante que busca melhorar as condições de vida da população local. Elaborado com a participação dos estados e da sociedade da região, o programa precisa ser adequado às demandas atuais.
Criado em 1995, o programa BID Pantanal tem como base o uso sustentável do patrimônio ambiental e cultural do pantanal, o programa estava paralisado desde 2003 e retomou neste ano com investimentos da ordem de R$2.060 bilhões que será igualmente dividido entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O pagamento do financiamento será pelo Governo Federal.
Em Mato Grosso, 12 municípios será contemplado com o programa BID Pantanal, está entre as cidades selecionadas, o município de Acorizal; Barão de Melgaço; Cáceres; Chapada dos Guimarães, Cuiabá; Várzea Grande; Jangada; Nobres; Nossa Senhora do Livramento; Poconé; Rosário do Oeste e Santo Antônio de Leverger.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).