30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 02 de Abril de 2017, 12:00 - A | A

Domingo, 02 de Abril de 2017, 12h:00 - A | A

Delação Bombástica

Delação de Silval “mira” ministro, deputados e conselheiros do TCE, assegura fonte do VG Notícias

Edina Araújo/VG Notícias

VG NOTÍCIAS

SILVAL BARBOSA

Delação de Silval Barbosa vai derrubar muita gente "graúda", garante fonte do oticias

Há 14 dias fazendo delação premiada, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), vai derrubar a “casa” de políticos, ministro e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), confidenciou uma fonte do oticias.

A prisão do ex-governador foi decretada pela juíza da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda, em setembro de 2015, por conta da operação Sodoma, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) que investigava crimes de fraudes na concessão de incentivos fiscais em Mato Grosso. Silval foi apontado durante as investigações, como chefe da organização criminosa, por ser o único com poder legal de conceder, mediante decreto legislativo os incentivos fiscais referidos na lei.

À época, além de Silval, a juíza decretou as prisões dos ex-secretários Marcel de Cursi e Pedro Nadaf, ambos da gestão do peemedebista. Os ex-secretários foram presos dois antes que Silval, porém, continuam no Centro de Custódia apenas Silval e Marcel de Cursi.

Segundo a fonte do oticias, Silval Barbosa detalhou como funcionava os esquemas, mas os alvos principais são, o ministro da Agricultura, ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PP) e quatro conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo, Carlos Novelli, Waldir Teis e Valter Albano e os deputados Romoaldo Júnior (PMDB) e Mauro Savi (PSD).

No Tribunal de Contas, o ex-governador contou, além de como funcionava a compra de vagas, quanto custou as cadeiras de Sérgio Ricardo e Waldir Teis. Silval revelou ainda, conforme a fonte do oticias, o "Al" Capone no esquema de distribuição de propina do VLT no TCE.

A fonte garantiu também, que Silval contou sobre os deputados estaduais que estavam envolvidos diretamente nos esquemas, mas Romoaldo Júnior e Mauro Savi não devem escapar da nova fase da Sodoma.

De acordo com a fonte, por conta do novo interrogatório do ex-deputado José Riva, Silval Barbosa vai apressar a delação, com receio de que não sobre mais nada para ele delatar.

A fonte assegurou que os ex-secretários do peemedebista, Pedro Nadaf e Pedro Elias, também estão fazendo delação e que Silval Barbosa irá confirmar o que eles delatarem e tiver comprovação.

“Agumas delações são mais demoradas porque envolvem pessoas com foro privilegiadoem Mato Grosso. Mas pode ter certeza, a casa de muita gente vai cair. No TCE tem conselheiro já se preparando para sair do Brasil porque tem cidadania em outro país. Eles sabem que Silval está delatando, mas não conhecem o teor da delação. Contudo, quem participava do esquema sabe que pode a qualquer momento ser preso, porque terá novas operações”, finalizou a fonte do oticias.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760