29 de Novembro de 2024
29 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 09 de Maio de 2013, 11:31 - A | A

Quinta-feira, 09 de Maio de 2013, 11h:31 - A | A

Conselho Nacional de Justiça dá prazo de 40 dias para TJ/MT julgar ações contra José Riva

 

por Thaiza Assunção/VG Notícias

O Conselho Nacional de Justiça deu um prazo de 40 dias para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso julgar todos os processos contra o deputado estadual, José Riva, que foi afastado da presidência da Assembleia Legislativa na terça-feira (07.05). As informações são do colunista da revista Veja, Lauro Jardim, publicada nesta quinta-feira (09.05).

Riva é réu em mais de cem processos nos âmbitos cível e criminal. As acusações contra ele vão desde crime contra a administração pública, peculato, captação ilícita de sufrágio, compra de votos até formação de quadrilha.

Conforme o VG Notícias já havia noticiado em primeira mão, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encaminhou ofício ao TJ/MT, cobrando uma justificativa do por que os inúmeros processos que tramitam no órgão contra o deputado estão parados ou caminham a “passos de tartaruga”.

O CNJ suspeita que os magistrados do Tribunal de Justiça do Estado protelam as ações em desfavor de José Riva. Conforme a nota do colunista da Veja, o corregedor Francisco Falcão, vai monitorar e exigir celeridade nos processos.

Caso as irregularidades sejam encontradas, o corregedor poderá instaurar procedimentos para apurar as condutas dos magistrados, que podem resultam inclusive em pena administrativa.

Confira a nota na íntegra do colunista Lauro Jardim

O deputado estadual de Mato Grosso José Geraldo Riva, que na terça-feira foi afastado da presidência da Assembleia Legislativa, porém, sem perder o mandato, vai finalmente acertar as contas com a Justiça.

Depois de conseguir milagrosamente impedir o julgamento de mais de cem processos, o corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão, determinou que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso julgue, num prazo de quarenta dias, cinquenta ações que estão paradas nas mãos dos desembargadores.

Em ofício, informou ainda que vai monitorar e exigir celeridade no restante dos processos que correm na primeira instância.

Pelo jeito, será preciso de uma bela calculadora para somar os anos de cadeia que vêm por aí.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760