A Prefeitura de Várzea Grande terá que devolver ao Governo Federal R$ 132.519,70, referente ao uso indevido de recursos federais pela Secretaria de Assistência Social do município, na gestão de 2012.
O pedido é do Conselho Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, que ao analisar as contas da Secretaria de Assistência Social detectou que o dinheiro enviado do Governo Federal destinado para ser aplicado no Índice de Gestão Descentralizada (IGD) ganhou outra finalidade. Os responsáveis por gastar o dinheiro indevidamente seria a ex-secretária Cely Almeida e o ex-secretário adjunto, Cleiton Moreno Caparoz.
Segundo o presidente do conselho, Élvio dos Anjos, o dinheiro era para ser aplicado nas ações do Cadastro Único- bolsa família, porém, a ex-gestora gastou a quantia para outras demandas da pasta. Conforme o relatório do Conselho, o dinheiro teria sido utilizado para comprar alimentação ou para pagar convênios com ONGs.
“O dinheiro deveria ser usado para pagar funcionários que realizam o cadastramento do Bolsa Família, para comprar material de expediente, e para arcar com despesas de deslocamento dos funcionários para fazer o cadastramento nos bairros do município. Esses gastos, não são pagos pela Prefeitura e sim com esse dinheiro do Governo Federal. Porém, detectemos que isso não ocorreu e por isso pedimos a devolução deste dinheiro por parte da Prefeitura”, declarou Élvio.
Ainda segundo ele, caso a Prefeitura se recusa a devolver o dinheiro, o pedido será enviado ao Ministério Público que pode entrar com uma ação civil de improbidade administrativa contra Cely e a própria Prefeitura, e assim cobrar por meio judicial a devolução do valor.
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