O bloco parlamentar “Resistência Democrática”, liderado pela vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputada estadual Janaina Riva (MDB) ganhou mais quatro integrantes e se equipara ao “bloco Assembleia Forte”, liderado pelo deputado e líder do governador Mauro Mendes (DEM), deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), em número de membros.
Conforme informações de bastidores, o motivo da saída dos parlamentares do bloco do líder, seria por conta da liberação de R$ 3,8 milhões em emendas ao deputado Dilmar Dal’Bosco em troca da aprovação da Reforma da Previdência. Dilmar, logo no início da retomada das discussões da PEC, chegou a enviar carta que deixaria o Democratas e a liderança, porém, recuou e permaneceu no cargo.
Ao oticias a assessoria do deputado informou que os recursos conseguidos pelo deputado Dilmar, não foram de emendas parlamentares, mas de convênios cobrados pelo parlamentar junto ao Governo Estadual. "Na verdade, na são emendas e sim, convênios antigos que com muita luta foram pagos. Não são emendas impositivas."
Com as adesões, o grupo de Janaina composto por deputados tanto da base como de oposição, ganham em poder de votos, escolha de Comissões, articulações pela defesa de pautas incomuns – educação, saúde, segurança - consideradas corretas para o grupo. Em documento encaminhado ao presidente Eduardo Botelho (DEM), que se encontra hospitalizado, Janaina pede que sejam tomadas as medidas regimentais adequadas à nova composição do bloco no que diz respeito à composição das comissões permanentes.
Uniram-se ao bloco, os deputados Paulo Araújo (PP), Doutor João José (MDB), Thiago Silva (MDB) e Allan Kardec (PDT). Antes, o grupo era composto por Janaina, Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Delegado Claudinei (PSL), João Batista (Pros) e Elizeu Nascimento (DC).
Veja como era formada a composição do “Bloco Assembleia Forte”:
Dilmar Dal Bosco (DEM) – líder
Carlos Avallone (PSDB)
Dr. João Matos (MDB) saiu
Xuxu Dal Molin (PSC)
Eduardo Botelho (DEM)
Dr. Gimenez (PV)
Ondanir Bortolini – Nininho (PSD)
Paulo Araújo (PP) saiu
Romoaldo Júnior (MDB)
Sebastião Rezende (PSC)
Sílvio Favero (PSL)
Thiago Silva (MDB) - saiu
Ulysses Moraes (DC)
Wilson Santos (PSDB)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).