O pagamento de salário dos servidores da Prefeitura de Várzea Grande pode ficar comprometido neste mês. Isto porque, o contrato entre a Prefeitura e o Banco Santander venceu e a instituição financeira já deixou de atender o município. Além disso, a licitação para escolher a nova instituição somente deve ocorrer em 25 de fevereiro.
O contrato firmado entre a Prefeitura e o Banco Santander instituição financeira responsável, em caráter de exclusividade, da gestão dos recursos do pagamento de folha de pessoal, de fornecedores e prestadores de serviços da Prefeitura do município, venceu em março do ano passado, e mesmo assim, a instituição financeira continuou realizando o serviço para a Prefeitura, sem contrato, normalmente até o fim de 2013.
No entanto, em visita “in loco” na agência do Banco - que fica nas dependências da Prefeitura -, a reportagem do VG Notícias constatou que todos os equipamentos estavam sendo retirados do local. Uma funcionária da instituição relatou a reportagem que o contrato do Santander com a Prefeitura havia encerrado e que uma nova instituição financeira assumiria o serviço.
Licitação para contratar Banco - Nesta quarta-feira (12.02) a Prefeitura publicou no Jornal Oficial dos Municípios (AMM), aviso de licitação para a contratação de uma nova instituição financeira para a execução do serviço. Segundo o documento, o lance mínimo será de R$ 8 milhões e a licitação está prevista para ocorrer no próximo dia 25 deste mês.
Porém, segundo fontes do VG Notícias, a Prefeitura já formulou contrato com o Banco do Brasil para que a instituição assuma a execução do serviço, sem antes realizar um processo licitatório. Com isso, o certame pode ser “direcionado” ao Banco do Brasil impossibilitando que outras instituições financeiras que se inscreverem no certame, possam sair vitoriosa do certame.
Devido a todo esse processo e mais um possível “direcionamento” de licitação na administração do prefeito Walace Guimarães (PMDB), quem deve sair prejudicado desse “imbróglio” é o servidor municipal que corre risco de receber o salário de fevereiro no mês de março em atraso, já que o processo de licitação pode se arrastar por dias para que seja conhecido um vencedor, ou até meses caso alguém decida entrar com uma ação para impugná-lo.
Outros Certames - Importante destacar que a Prefeitura tentou por duas vezes em 2013 realizar o processo licitatório para a contratação de um novo Banco, porém, os dois certames lançados foram cancelados porque nenhuma instituição financeira se interessou em participar da licitação.
Outro Lado – A reportagem tentou entrar em contato com o secretário municipal de Administração, Celso Barreto, e também com o secretário de Governo do município, Ismael Alves, para solicitar explicação referente ao processo licitatório e como deve ficar a questão do salário dos servidores municipais, mas até o fechamento da matéria eles não atenderam e nem retornaram os telefonemas.
Já na Administração municipal, a secretária de Celso negou que o contrato tenha sido encerrado, afirmando que somente o de cessão do espaço havia sido rompido. Ela assegurou à reportagem do VG Notícias que o pagamento dos servidores irá cair normalmente na conta do Santander neste mês de fevereiro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).