30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 17:10 - A | A

Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 17h:10 - A | A

Mato Grosso

A pedido de vereadores, deputado quer intervenção em Consórcio de prefeitos que administra Saúde de Peixoto

Compõe o Consórcio, os municípios do Matupá, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte

Adriana Assunção/VGN

Com base nas reclamações de vereadores e de denúncia da diretora do Hospital Regional de Vale do Peixoto, Veroni Maria Pansera, sobre possíveis irregularidades na prestação de contas relacionadas às despesas com combustíveis, o deputado estadual Valter Miotto (MDB)  solicitou uma intervenção do Governo estadual no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Peixoto (CISVP-MT), administrado pelos prefeitos dos municípios de Matupá, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

"Recebi, protocolado e assinado por vários vereadores daquela região, um documento que destaca os problemas ocorrendo no Hospital Regional, administrado pelo Consórcio de prefeitos da minha região. Estou aqui para fazer um pedido ao governador do Estado de Mato Grosso: é necessário realizar investigações, auditorias ou até mesmo intervir no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Peixoto nos últimos quatro anos (2020, 2021, 2022 e 2023)", ressaltou o deputado.

Em um relatório datado de 9 de março de 2023, a diretora administrativa do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, Veroni Maria Pansera, enviou ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Peixoto uma Comunicação Interna (CI) informando sobre indícios de irregularidades na prestação de contas da entidade, especificamente relacionadas às despesas com combustíveis. Foi instaurada uma Sindicância Investigatória para apurar essas questões.

Depoimentos da diretora durante o processo de investigação revelam um aumento significativo no número de veículos abastecidos pelo contrato do CISVP a partir de agosto de 2022. A diretora menciona: "É errado buscar funcionário em casa para vir trabalhar. Quando o 'Max' não vinha trabalhar, o carro do CISVP ia buscar uma funcionária de Terra Nova do Norte para vir trabalhar no setor de Recursos Humanos do hospital. Acredito que todos os veículos devem ter um registro de uso diário de bordo (...)".

Sobre a denúncia feita pela diretora administrativa do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, Veroni Maria Pansera, o deputado Valter Miotto endossou a competência da servidora. Ele destacou: "A parte administrativa financeira é de responsabilidade do Consórcio de Saúde, enquanto a parte técnica, incluindo a gestão de médicos e funcionários, é de competência de uma funcionária muito competente, a diretora, que é concursada e presta serviços há mais de 20 ou 25 anos em nossa região. Ela é alguém que tem reclamado muito da forma como as atividades do hospital estão sendo conduzidas".

Miotto também afirmou que houve um aumento no número de óbitos na região e pleiteou uma visita in loco ao hospital. Ele garantiu que o Estado está cumprindo sua parte ao enviar recursos, mas destacou a gravidade da situação em andamento: "O que está ocorrendo lá é grave, gravíssimo". 

CÂMARA DE VEREADOR PEIXOTO DE AZEVEDO

Os vereadores Prof. Evandro Kommers (MDB), Rosângela de Matos Dias (PSD) e Uarlei Siqueira (PDT) enviaram um ofício nessa terça-feira (20.06) no qual denunciam várias irregularidades, incluindo pagamentos por meio de terceirizadas e falta de materiais de higiene e limpeza nos hospitais. No documento, os parlamentares solicitam orientação sobre a possibilidade de intervenção na saúde do município de Peixoto de Azevedo.

"Dada a gravidade das irregularidades que afetam a saúde do município de Peixoto de Azevedo, solicitamos a Vossa Senhoria que intervenha tomando todas as medidas necessárias, incluindo auditorias nas gestões dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, e, se possível, intervenção na saúde do município de Peixoto de Azevedo", trecho do ofício. 

VEJA ABAIXO

- Há dois anos ocorre o pagamento de sistema contratado via empresas terceirizadas para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Peixoto, sem a sua utilização.

- Faltam materiais de higiene e limpeza dentro dos Hospitais que atendem o retrocitado Consórcio, ainda que devidamente realizadas as despesas bem como emitidas as consequentes notas fiscais

- Empresas terceirizadas de funcionários públicos concursados do Município recebendo recursos financeiros do Consórcio e repassando a terceiros.

- Perseguição aos funcionários do Consórcio

- Há informes de consumo indevido de combustíveis empreendidos por Max Alei conforme decisão emitida pelo Secretário do Consórcio

Outro lado - Não foi possível entrar em contato com a assessoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Peixoto (CISVP-MT). No entanto, o espaço permanece aberto para qualquer manifestação. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760