Cerca de 300 policiais militares do Comando Regional II (CRII) atuam em Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Acorizal, Jangada e Rosário Oeste durante a operação “Carnaval com Segurança 2013” que teve início ontem (08.02). O plano operacional dos militares foi repassado na quinta-feira (07.02), pelo comandante da PM, coronel Wilquerson Sandes ao VG Notícias.
De acordo com o coronel, o principal objetivo da ação é proporcionar segurança à população durante o período de festas e combater o uso de entorpecentes, embriaguês ao volante, uso de arma ilegal, furtos e infrações. Em Bom Sucesso e Livramento, locais que concentram grande parcela dos foliões, o reforço policial será especial.
“Sabemos que é momento de descontração e de alegria, porém responsabilidade é dever de todos e a Polícia Militar cumprirá sua missão constitucional de fazer a prevenção para que este carnaval seja muito tranquilo”, destacou Wilquerson.
Conforme o comandante é importante que população tenha alguns cuidados, como, não se envolver em confusões, não deixar os veículos em locais afastados e principalmente não dirigir alcoolizado. “São práticas simples e que evitam muitos incidentes” diz.
Trânsito: No que se refere ao policiamento de trânsito, os militares farão uma ocupação ostensiva em pontos críticos, que apresentaram índices alarmantes de acidentes em 2012, primando pela visibilidade e garantia de um tráfego seguro.
A Polícia Militar também atuará na aplicação da Lei Seca. Segundo Wilquerson, os bloqueios serão realizados nas saídas das festas para medir o teor alcoólico dos condutores.
Vale destacar, que a legislação está mais rígida. Antes, se o bafômetro registrasse 0,13 miligramas de álcool por litro de ar expelido o motorista era liberado. Agora, a presença de 0,05 miligramas já é infração. O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja.
Qualquer coisa acima de 0,05 dá multa de R$1.915,40. O motorista tem a carteira de habilitação recolhida e perde o direito de dirigir por um ano. A partir de 0,34 miligramas, além dessas punições, ele responde a processo por crime de trânsito. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).