Os dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Ceac/Sesp), no fechamento do quadrimestre apontou queda em números de ocorrência, relacionadas ao crime de latrocínio (roubo seguido de morte) em Várzea Grande.
Mesmo ocupando maior quantidade de registros em relação ao Estado que apresentaram 63%, o município teve 33%, a quantidade é menor com relação ao mesmo período do ano passado.
Conforme a Ceac/Sesp, caiu de 21 para 12 o número de ocorrências relacionadas ao crime de latrocínio em todo o Estado. Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, essa redução é reflexo da intensificação de ações integradas que vêm sendo realizadas em todo o Estado. “O empenho das tropas e o compromisso firmado entre as unidades fortalecem as ações de segurança. Este resultado é a prova disso. Com o trabalho integrado, temos mais capilaridade em nossas atividades e alcançamos êxito nas nossas ações”, disse.
Quanto aos homicídios, os dados apresentados também pela Coordenadoria de Estatística da Sesp apontaram redução nos crimes de homicídio no fechamento do trimestre de 2017.
Entre 1° de janeiro e 31 de março, o município de Várzea Grande se destacou, com uma redução de 94% neste tipo de crime. Foi o menor registro (mesmo período) dos últimos três anos. Na Capital, a redução trimestral alcançou 33%, caindo de 24 registros em 2016 para 16 casos em 2017.
Os números, segundo o diretor operacional e subchefe do Estado Maior, coronel PM Heverton Mourett demonstram o esforço da Polícia Militar (PM) em garantir o policiamento, reconhecendo onde os problemas criminais ocorrem.
“Com o incremento de efetivo que tivemos, pudemos ampliar o policiamento ostensivo, com isso nossas ações se expandirão aos territórios onde os índices de violência são mais expressivos”, ressaltou.
O delegado André Renato Gonçalves, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que a Polícia Judiciária Civil (PJC) atua para garantir agilidade na resolução dos casos de homicídios. “Buscamos a excelência na investigação para apontar as motivações e os suspeitos de cada crime”, frisou.
Com informações Sesp-MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).