A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) em parceria com o Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), realiza, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26.06), um treinamento teórico e prático para enfrentamento ao crime organizado voltado para o combate a lavagem de dinheiro.
A capacitação é destinada aos profissionais da Segurança Pública e agentes de Inteligência fiscal, financeira e patrimonial para identificação das ações de investigação que caracterizam lavagem de dinheiro.
Estará presente no curso o coordenador do Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), Joaquim da Cunha Neto, que é o órgão de Inteligência brasileiro responsável por identificar todas as movimentações financeiras e aquisições atípicas. “A aproximação da Segurança Pública com o Coaf permitirá que se conheça melhor o caminho do dinheiro da corrupção praticada por agentes públicos no Estado”, destacou o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre.
Além do coordenador do Coaf, também participará do evento o coordenador do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) de Minas Gerais, Renato Froes. Este é o primeiro encontro entre o Cira de Mato Grosso com o de Minas Gerais. “O Cira de Minas Gerais é considerado referência nacional na recuperação de ativos. A vinda da equipe é uma grande oportunidade de capacitação de toda a nossa equipe para um melhor enfrentamento à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos para os cofres públicos do Estado”, disse.
O secretário Executivo reforçou ainda que, o intercâmbio permitirá que a equipe de Mato Grosso ganhe um nível de excelência e tenha maior potência para enfrentamento dos crimes de corrupção, tributários e lavagem de dinheiro.
O evento acontecerá nos dois dias no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Cuiabá.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).