Seis pessoas foram presas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), da Polícia Judiciária Civil, na manhã desta quinta-feira (25.06), durante duas ações desencadeadas de repressão a roubos e furtos, em Várzea Grande. Além das prisões, quatro veículos, duas armas de fogo, munições, e vários produtos roubados ou furtados foram apreendidos. A quadrilha usava bloqueador de alarmes e monitorava via rádio a fequência da Polícia.
Cinco dos presos são membros de uma mesma quadrilha investigada em roubos e furtos no comércio e em residências, no município de Várzea Grande. São eles: Gabriel Oliveira Plácido, 20, Wiverson Romário Teixeira, 21, Kelvin Neris de Brito, 24, Evandro Neris Felício, 22, e Edivania Lenes Dias, 19. Todos vão responder pelos crimes de furto qualificado, receptação, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e permitido e associação criminosa.
O sexto preso, Luiz Carlos de Arruda Junior, foi autuado por receptação, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito com remuneração raspada. Ele não integra a quadrilha desarticulada.
De acordo o delegado, Rodrigo Azem Buchdid, somente nesta semana dez vítimas procuram a Delegacia para comunicar furtos em estabelecimentos e residências, relatando o mesmo "modus operandis", atribuído ao bando que era monitorado há cerca de 1 mês pela Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande.
A quadrilha agia, principalmente, na madrugada, invadindo lojas e residências. Para entrar, em alguns locais, os bandidos chegaram a quebrar a parede do estabelecimento, de onde retiravam vários produtos de valor, como eletroeletrônicos (Tvs, notebooks, tablets, e videogame e outros objetos de valor). "Eles estavam praticando muitos furtos, sempre agindo em quatro pessoas e uma monitorando de casa frequência da polícia via rádio. Tiveram roubos durante esta semana também", afirmou o delegado.
A Polícia Civil descobriu que, na madrugada desta quinta-feira (25), os presos invadiram a Loja Atrevida Calçados e de lá furtaram toda a mercadoria do estabelecimento, como calçados, bolsas, roupas e notebook. "Eles levaram praticamente toda a loja. A vítima falou, por cima, que foram mais de R$ 5 mil em mercadorias, mas acreditamos ser mais, devido os produtos recuperados", disse Azem.
Quatro dos suspeitos, Gabriel, Wiverson, Kelvin e Evandro, foram surpreendidos pelos policiais civis em uma quitinete no bairro Cristo Rei, em várzea Grande. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38 e objetos produto dos furtos.
Nas diligências, os policiais descobriram que a quadrilha usava outra residência, no bairro Jardim Glória, para esconder os produtos subtraídos. No local, a acusada Edivania foi detida com o restante dos produtos furtados, sendo um rádio HT utilizado para copiar a frequência da Polícia; aparelho bloqueador de sinais para interromper alarme; rastreador e até linha telefônica.
Dois veículos, um Ford KA e um Fiat Pálio, usado para o cometimento dos crimes e fuga dos bandidos, também foram apreendidos pela equipe da Derf.
Todos os presos foram levados à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande, juntamente com o material recuperado.
A operação teve a participação da Gerência de Operações Especiais (Goe) e foi coordenada pelos delegados de polícia, Rodrigo Azem Buchdid e Marcelo Miranda Munis, juntamente com toda a equipe policial da Derf, sob a coordenação do delegado titular Daniel Valente.
Sexto preso - Nas diligências, Luiz Carlos de Arruda Junior, foi preso pelos crimes de receptação, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e com numeração raspada. O suspeito não integra a quadrilha desarticulada. Ele já tem passagens pela polícia por homicídio e foi preso em uma residência, no bairro Capela Pisarão, em Várzea Grande.
No local foram apreendidos um caminhão F250 com registro de furto, ocorrido no município de Campo Verde; uma motocicleta Honda Bis, com chassi adulterado; uma pistola Taurus 9 milímetros com numeração raspada; 21 munições dos calibres 9mm e 38, e a R$ 240 em dinheiro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).