por Thaiza Assunção/VG Notícias
Policiais militares do Batalhão de Guardas, responsável pelo policiamento nas unidades prisionais de Mato Grosso descobriram um planejamento de fuga de detentos da Cadeia Pública de Várzea Grande, localizada no bairro Capão Grande, na noite de segunda-feira (15.04).
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), presos da ala “B” serraram a grade que dá acesso ao corredor e arrombaram o cadeado da tranca, que fica nos fundos da unidade.
No entanto, os policiais desmancharam o plano de fuga dos detentos ao fazer uma revista nas alas. Os policiais encontraram uma corda artesanal, conhecida como Maria Teresa de 12 metros e duas grades cerradas.
Conforme a Sejudh, ao perceber que os policiais haviam descoberto o plano, dois presos chegaram a entrar em luta corporal contra guardas da unidade. Na semana anterior, outra tentativa de fuga foi registrada no presídio. O caso será investigado pela Polícia Judiciária Civil.
A Cadeia Pública de Várzea Grande tem capacidade para 190 presos, mas hoje possui 312. Na ala onde foram apreendidos os materiais, pelo menos 30 homens ganhariam a liberdade se conseguissem fugir.
Greve: Agentes prisionais estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 4 deste mês no Estado e dentre as 11 reivindicações da pauta, estão o reajuste salarial, aumento do efetivo e pagamento adicional por insalubridade.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).