A Polícia Militar, com apoio da Polícia Judiciária Civil (PJC), prendeu no último sábado (06.10), Sergio Neves da Silva, de 28 anos, conhecido como ‘Lacraia’, apontado como um dos mentores da fuga ocorrida na Penitenciária Central do Estado (PCE), em agosto deste ano. Um levantamento do Serviço de Inteligência da secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) revela que o fugitivo é membro de uma organização criminosa nacional.
A recaptura de Sergio aconteceu por volta das 20h, na rodovia MT-338, na saída da cidade de Tapurah, (414 km de Cuiabá). A prisão foi feita por policiais militares do 1º Pelotão da PM, com apoio de policiais civis de Tapurah.
Segundo o comandante do 1º Pelotão da PM, sargento José Carlos Medeiros de Lima, Sergio estaria na rodovia em uma atitude suspeita próximo a uma carreta. O fugitivo estava em uma pick-up Montana, de cor vermelha. Ao fazer a abordagem os policiais localizaram no interior do veículo uma pistola 9 mm, de uso restrito.
Sergio foi preso e conduzido até a delegacia da região. No local, segundo o sargento, ele teria apresentado nome falso. Posteriormente, afirmou o policial, Sergio teria revelado sua verdadeira identidade, afirmando também ser um dos fugitivos e mentores da fuga do PCE.
FUGA PCE
Conforme a direção da Penitenciária Central do Estado (PCE), 35 presos conseguiram fugir, sendo que 13 deles foram recapturados, logo em seguida. Totalizando assim, 22 reeducandos foragidos. Todos os fugitivos eram do raio 3, setor onde se concentram os praticantes de furto e roubo.
A contagem alcançou a totalidade dos 1918 presos da unidade distribuídos nos cinco raios e dois módulos. A realização do trabalho ocorreu em meio a rotina diária do sistema prisional sem alterar nenhuma das atividades, a exemplo da distribuição do café da manhã, almoço, jantar, saídas para audiências, consultas com advogados e visitas de familiares. Houve necessidade de suspensão da visita apenas no raio 3.
A contagem foi coordenada pela direção da unidade prisional com o apoio das equipes de plantão integradas por agentes penitenciários, agentes do Serviço de Operações Especializadas (SOE) e Polícia Militar (PM).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).