A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (11.12) uma pessoa em Peixoto de Azevedo (692 km de Cuiabá) suspeita de importação ilegal de mercúrio. A ação faz parte da Operação Minamata.
De acordo com a PF, foram cumpridos ainda mandados de prisões de busca e apreensão e uma medida cautelar contra suspeitos de importação e comercialização de mercúrio. Os mandados foram cumpridos nas Jacareacanga, no Pará; Guajará Mirim e Nova Mamoré em Rondônia.
Segundo a Polícia, os conduzidos são suspeitos de cometer crimes ambientais relacionados à importação e comercialização ilegal de mercúrio, associação criminosa, lavagem de capitais, além de outros possíveis delitos que a apuração pode apontar.
Foram apreendidos celulares, três armas de fogo, documentos, identificados veículos para posterior bloqueio, e outros aparelhos de mídia que serão utilizados para fundamentar as investigações. A medida cautelar cumprida foi de monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica.
Ainda segundo a PF, outros possíveis envolvidos que possam ter relação com os crimes podem ser identificados durante o inquérito.
Leia Também - Prefeito de VG assina convênios com a Caixa para obras de infraestrutura
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).