20 de Outubro de 2024
20 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Domingo, 20 de Outubro de 2024, 10:00 - A | A

Domingo, 20 de Outubro de 2024, 10h:00 - A | A

esquema de tráfico

PF investiga se prostitutas de Mato Grosso são usadas como "mulas" para levar droga à Europa

Moradora de Primavera do Leste, natural do Pará, foi presa com drogas na França em 2023

Lázaro Thor/VGN

A Polícia Federal (PF) conduz uma investigação sobre um possível esquema de tráfico internacional de drogas em Primavera do Leste, a 234 km de Cuiabá. O caso teve início com a prisão de V.B.M. na França, em 7 de novembro de 2023, por tráfico internacional de drogas.

Suspeita-se que ela tenha sido aliciada por duas mulheres identificadas com as iniciais G.K.G. e R.S.A. De acordo com a PF, as duas mulheres usavam a "história cobertura" de enviar mulheres a França para que se prostituíssem e, com isso, levariam drogas na mala. Segundo a investigação da PF, a suspeita presa na França, natural do Pará, se mudou para Primavera do Leste para trabalhar em um prostíbulo. No local, ela teria sido aliciada para realizar o tráfico de cocaína até a Europa. 

A investigação começou na Delegacia da PF em Marabá, no Pará, e o caso foi transferido para a Delegacia da PF em Rondonópolis devido à possível ligação das supostas aliciadoras com a região.

Suspeitas viajaram juntas para a França

A PF descobriu que a suspeita presa em dezembro viajou no mesmo voo com as suspeitas G.K.G. e R.S.A., partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP com destino ao Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Paris. O voo ocorreu em 06 de novembro de 2023, e as três retornaram juntas ao Brasil em 14 de novembro de 2023. Durante o voo, R.S.A. sentou-se ao lado de V.B.M., enquanto G.K.G. estava na fileira de trás.

As três mulheres passaram pela imigração com uma diferença de apenas 1 minuto e 11 segundos entre elas. Esse detalhe, somado à compra das passagens no mesmo voo e a proximidade durante a viagem, reforça a suspeita de que elas estavam agindo em conjunto.

V.B.M. teria dito que retornaria ao Brasil com dinheiro para pagar os débitos do prostíbulo, o que sugere que ela poderia saber que estava transportando drogas.

Buscas em bancos de dados e redes sociais confirmaram a ligação entre as duas supostas aliciadoras e a suspeita presa na França. Os passaportes de R.S.A. e G.K.G. foram emitidos no mesmo dia, com números sequenciais, e o telefone de V.B.M., usado para emitir o passaporte, é o mesmo de G.K.G.. As três forneceram endereços semelhantes em seus cadastros e frequentavam os mesmos lugares em Primavera do Leste.

Leia mais: Polícia de MT investiga grupo de venda de cartão clonado no Telegram

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760