A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (29.12) mandados em Mato Grosso e outros sete Estados prender os envolvidos na tentativa de invasão a sede da corporação em Brasília no último dia 12 deste mês. Os mandados fazem parte da “Operação Nero”.
No dia 12, apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir a sede da Polícia Federal, em Brasília, e depredaram carros e ônibus. Leia Mais - Apoiadores de Bolsonaro incendiam carros e tentam invadir sede da PF; veja vídeos
Os ataques violentos iniciaram após prisão do indígena de Mato Grosso, José Acácio Serere Xavante, de 42 anos, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O magistrado decretou a prisão temporária pelo prazo de 10 dias por supostas condutas ilícitas em atos contra resultado das eleições presidenciais as quais elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo a PF, na operação de hoje estão sendo cumpridos 32 mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos pelo STF. Além de Mato Grosso, as ordens estão sendo cumpridas em Rondônia, Pará, Tocantins, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Ainda, segundo a Polícia, o objetivo da investigação é identificar e individualizar as condutas dos suspeitos que participaram dos atos violentos que vandalizaram bens públicos e particulares, assim como aqueles que financiaram e incitaram os atos criminosos.
Os suspeitos podem ser enquadrados nos crimes de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cuja as penas somadas podem chegar a 34 anos de prisão.
PF e @pcdf_oficial deflagram operação para combater atos criminosos praticados contra instituições públicas. Operação Nero cumpre 32 mandados contra suspeitos de participar de atos de vandalismo cometidos na capital federal no dia 12/12. pic.twitter.com/KDLkpoEpwZ
— Polícia Federal (@policiafederal) December 29, 2022
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).