30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sábado, 10 de Fevereiro de 2024, 18:03 - A | A

Sábado, 10 de Fevereiro de 2024, 18h:03 - A | A

MAL-ENTENDIDO

Pastor esclarece que acusação de assédio em VG foi um mal-entendido: "A criança estava no meio da rua e fui ajudar"

O pastor relata que estava passando pela via em sua motocicleta quando avistou a menor no meio da rua

Edina Araújo & Gislaine Morais/VGN

Na manhã deste sábado (10.02), a Polícia Militar encaminhou as redações dos veículos de comunicação, por meio da assessoria, Boletim de Ocorrência (BO), informando que um suspeito, 49 anos, teria sido agredido por populares, suspeito de tentar abusar de uma criança de 2 anos, em várzea Grande.

Leia matéria relacionada - Homem é agredido por populares suspeito de tentar levar criança de 2 anos para matagal em VG

Contudo, a notícia veiculada no , na manhã de hoje, não passou de um mal-entendido, conforme informou, por meio de nota, a assessoria jurídica do Pastor Osvaldo Aparecido Santiago.

Vale destacar, que o e nem a Polícia Militar expuseram o nome do suspeito e, tampouco, da criança ou do pai dela. O nome do Pastor Osvaldo e o pai da criança foram mencionados pela assessoria jurídica que encaminhou vídeo e nota sobre o fato.

Segundo a nota, assinada pelo advogado Fellype da Silva Negrão, OAB/MT 29.823, “o acusado é pastor evangélico e estava, sem tocar na criança, acompanhando-a para encontrar o seu pai que havia saído de casa correndo por conta do cachorro que havia fugido. As interpretações e conclusões dadas aos veículos de comunicação é meramente especulativa e temerária. O genitor da criança, em declaração por vídeo, juntamente com o acusado, ressaltam o equívoco, afirmando que a criança encontra-se bem e sem qualquer indícios de ter sido agredida ou importunada”.

A reportagem do se limitou a retratar o que constava do Boletim de Ocorrência, conforme no final desta matéria.

O pai da criança, ao lado do Pr. Santiago, fez uma declaração em vídeo afirmando ter sido mal-entendido, garantindo que a menina está bem e não foi de forma alguma agredida ou importunada. (confira no final da matéria)

No vídeo, o pastor relata que estava passando pela via em sua motocicleta quando avistou a menor no meio da rua, e parou, pois, segundo ele, ficou preocupado que ela pudesse ser atropelada.

O pastor disse que diante da situação, desceu na motocicleta, tirou o capacete e perguntou para a criança onde ela morava. “Ela fala meio enrolado e continuei perguntando onde ela morava e que cor seria sua casa. Eu conheço bastante gente na região e poderia ser algum conhecido”, explicou.

De acordo com Osvaldo, neste momento passou um veículo e o motorista parou. O condutor seria um policial e segundo o pastor, o homem pensou que ele estava seduzindo a criança.

O evangélico disse que o policial acionou a polícia e o caso virou um alvoroço na rua. “Ele [policial] postou um vídeo nas redes sociais como se eu fosse um pedófilo, mas eu simplesmente estava fazendo algo para ajudar uma criança, porque eu também tenho filhos. E a primeira coisa que a gente vê uma criança no meio da rua é uma preocupação do pai, o que fazer para achar uma criança. Então eu estava ali a todo momento, eu estava até distante dela, justamente por causa disso, e tirei o meu capacete”, externou o pastor.

Osvaldo disse que não conseguiu se defender, pois o policial não queria ouvi-lo e só o xingava e não se importava com o que ele falava. “Mas graças a Deus estou aqui e junto também com o pai da criança”, concluiu ele.

O pai da menor também se pronunciou e disse que tudo não passou de mal-entendido e explicou que teria deixado o portão aberto para procurar o cachorro e provavelmente nesse o momento a filha deve ter tentado segui-lo.

Henrique disse que quando retornou para casa sua filha estava no colo de uma moça e o pastor no chão detido por populares. Segundo ele, quando viu a cena só pensou em deixar a polícia agir para evitar uma situação pior.

“A primeira coisa que eu pensei foi, vamos deixar a polícia agir. Vamos levar para a delegacia e vamos ver o que vai acontecer. Não aconteceu nada com a minha filha. Ele não encostou nela em nenhum momento. Não teve nada que prejudicasse ela. Ela está bem, está ali no carro, dormindo. A gente está esclarecendo para ele, porque isso pesou para ele [pastor Osvaldo”, declarou o pai da menor.

Esclarecimento

Diante dos noticiários veiculados pela imprensa no dia 10/02/2024, em que imputam ao Pr. Osvaldo Aparecido Santiago a prática do crime de “importunação sexual” contra uma menina de 2 (dois) anos, a assessoria jurídica deste acusado, em conjunto com os genitores da criança, vem esclarecer que os fatos alegados trata-se de um equívoco generalizado por má interpretação da real situação.

O acusado é pastor evangélico e estava, sem tocar na criança, acompanhando-a para encontrar o seu pai que havia saído de casa correndo por conta do cachorro que havia fugido.

As interpretações e conclusões dadas aos veículos de comunicação é meramente especulativa e temerária.

O genitor da criança, em declaração por vídeo juntamente com o acusado, ressaltam o equívoco, afirmando que a criança encontra-se bem e sem qualquer indícios de ter sido agredida ou importunada.

Além disso, ficam ambos à disposição das autoridades estatais.

Ricieri Tizziani (genitor)

Osvaldo Aparecido Santiago (acusado)

Fellype da Silva Negrão
OAB/MT 29.823

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

VARZEA GRANDE

FATO: 10/02/2024 às 10:40
VITIMA: FEM 2
SUSPEITO: MAS 49

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL (CONSUMADO)

RESUMO: A VIATURA C95 - 25ªCIPM FOI ACIONADA VIA CELULAR FUNCIONAL A COMPARECER PELO LOCAL ACIMA CITADO ONDE SEGUNDO INFORMES HAVIA UM SUSPEITO TRAJANDO CALÇA JEANS E CAMISETA PRETA E QUE O MESMO ESTAVA ASSEDIANDO UMA CRIANÇA PELA VIA PUBLICA COM INTENÇÃO DE PRATICAR ESTUPRO. CIENTE DE PORTE FISICO E VESTIMENTAS A EQUIPE DESLOCOU PARA ATENDIMENTO QUANDO AVISTOU UMA AGLOMERAÇÃO DE POPULARES AO REDOR DO SUSPEITO; QUE ESTE SUSPEITO ALEGOU TER SIDO AGREDIDO PELOS POPULARES POREM NÃO FOI POSSIVEL OBTER IDENTIFICAÇÃO TENDO EM VISTA O GRANDE NUMERO DE PESSOAS REVOLTADAS E OS ANIMOS EXALTADOS NA SITUAÇÃO.

EM CONTATO COM O PAI DA VITIMA FOI RELATADO QUE O CACHORRO DA CASA ESCAPOU E QUE ELE SAIU PARA RECUPERAR O ANIMAL, POREM QUANDO VOLTOU DEU POR FALTA DA CRIANÇA, POREM OS POPULARES DISSERAM TER VISTO UM HOMEM EMPURRANDO UMA MOTO AO LADO DA CRIANÇA JÁ PROXIMO AO MATAGAL VERBALIZANDO PALAVRAS DE ASSEDIO.

DIANTE DISTO O SUSPEITO FOI APRESENTADO NESTA DELEGACIA ALGEMADO CONFORME SUMULA VINCULANTE Nº11 PARA DEMAIS PROVIDENCIAS QUE O CASO REQUER./ OBS.: A MOTOCICLETA DO SUSPEITO YAMAHA FACTOR 125 DE COR PRETA DE FOI ENCAMINHADA AO PATIO VIP LEILOES CONFORME AUTO DE APREENSAO Nº41828 TENDO EM VISTA LICENCIAMENTO ATRASADO DESDE 2020./

OBS.: O PAI DA VITIMA ACOMPANHOU O ATENDIMENTO DA OCORRENCIA E ENTREGA DO SUSPEITO NESTA DELEGACIA. RESSALTA QUE ELE POSSUI IMAGENS DO OCORRIDO E QUE PODE DISPONIBILIZAR A AUTORIDADE POLICIAL CASO SEJA DE INTERESSE E NECESSIDADE PARA APURAÇÃO DOS FATOS. /

OBS.: QUE O SUSPEITO APRESENTA VERMELHIDAO NA COSTELA LADO DIREITO E BRAÇO ESQUERDO DEVIDO AS AGRESSOES DESFERIDAS PELOS POPULARES ANTES DA CHEGADA DA EQUIPE POLICIAL.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760