Uma organização criminosa investigada por realizar cursos e ofertar emissão de diplomas, históricos escolares e certificados de conclusão de cursos de ensino superior sem a devida autorização do Ministério da Educação (MEC), é alvo da operação “Zircônia”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27.05), pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Os mandados debusca e apreensão doram expedidos pela juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina.
Segundo Gaeco, existem indícios na utilização fraudulenta de nome de outras instituições de ensino superior na emissão de diplomas e históricos escolares falsos. Estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande e um no Estado de Minas Gerais.
Ainda, conforme o Gaeco, ocorrerá sequestro judicial de oito veículos dos investigados e bloqueio de contas bancárias no montante de R$ 910 mil. A operação cumpre ainda notificação judicial de medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas de monitoração eletrônica (tornozeleira eletrônica).
Leia também
Com prisão decretada, jovem acusado de torturar ex-namorada em MT é considerado foragido da Justiça
A operação conta com a participação de integrantes do Gaeco da Capital e das unidades regionais de Sorriso, Cáceres e Rondonópolis e apoio do Grupo Operacional Permanente do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco - Criminal) e da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (Deccor).
ZIRCÔNIA: É uma pedra muito parecida com o diamante. A diferença entre as duas é difícil de ser identificada por pessoas que não são especialistas no assunto, a exemplo das instituições investigadas na operação. (com informações MP/MT)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).