A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (Deccor), deflagrou nesta terça-feira (03.05) a Operação Chacal para desarticular um suposto esquema de servidores fantasmas que teriam sido contratados e recebendo salários e valores referentes a prêmio saúde destinado a função de médico junto ao Hospital Pronto-Socorro de Cuiabá.
Segundo a Polícia, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e de pessoas suspeitas de receberem valores do município como se estivessem atuando como médicos.
Conforme a PJC, as investigações, iniciadas em 2021, constatou que servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, valendo-se de contratações diretas ocorridas no período da Pandemia de Covid -19, passaram a cadastrar no sistema interno de admissão da secretaria “servidores fantasmas” como se estivessem exercendo as funções de médicos no Hospital Pronto-Socorro, contudo nenhum dos suspeitos era formado em medicina ou possuíam registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Ainda segundo as investigações, foram constatados até agora que seis suspeitos recebem salários e valores referentes a prêmio saúde de maneira irregular, como se fossem médicos.
As investigações prosseguem para identificar a participação de demais servidores públicos municipais e “médicos fantasmas” no esquema.
A princípio, os suspeitos responderão pelos crimes de peculato, associação criminosa e inserção de dados falsos no sistema.
Leia Também - Dono de lotérica em VG é baleado e está em estado gravíssimo no Pronto-Socorro do município
Outro Lado - A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá enviou nota sobre a operação.
Nota à imprensa
Sobre a investigação da Policia Judiciaria Civil na manhã desta terça-feira (3), que Secretaria Municipal de Saúde informa que mantém-se à disposição das autoridades na apuração de qualquer irregularidade apontada, mantendo a lisura e a responsabilidade na administração pública.
Reitera que nenhuma ordem de busca foi realizada na sede da Pasta.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).