A 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso enviou um ofício, no dia 02 de agosto, ao governador Mauro Mendes (União Brasil) solicitando a recomposição do efetivo da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil no Estado, em especial aos municípios de Sorriso, Ipiranga do Norte, Boa Esperança do Norte e Nova Ubiratã.
No documento, a entidade ressalta o crescimento populacional em Sorriso, a 389 km de Cuiabá, que atualmente ultrapassa o número de 117 mil habitantes, considerado o 5° município mais populoso de Mato Grosso.
Em contrapartida, os números também aumentam em relação à insegurança pública. Visto que a Segurança Pública não tem conseguido acompanhar o crescimento acentuado da cidade, que cresce cerca de 20% ao ano, enquanto a efetividade policial diminui.
Para exemplificar o caso, a entidade relatou os números alarmantes de homicídios e outros delitos em Sorriso, bem como a frequente guerra entre facções criminosas. A estrutura organizacional não tem sido suficiente para minimizar os impactos da violência na cidade, sendo que recentemente o município ficou na 4ª posição de Cidade mais perigosa do Brasil e a 1ª entre as cidades com maiores taxas de estupro e estupro de vulnerável, com 113,9 casos por 100 mil habitantes.
Não somente em razão dos fatos supracitados, a 17ª subsede de Sorriso citou a necessidade de uma nova sede da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), uma vez que atual não oferece as condições adequadas.
Outro ponto são as estruturas recém-entregues, como a sede da Polícia Judiciária Civil e a entrega do novo Batalhão da Força Tática em Sorriso, a revitalização do Quartel da Polícia Militar no Distrito de Boa Esperança e, por fim, o projeto de construção do Quartel do Corpo de Bombeiros, que está em fase de conclusão. Estruturas essas que permitem incremento no efetivo, já que hoje o número de servidores que atuam nestas forças de segurança é desproporcional à necessidade do município.
Informações divulgadas pela Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso no segundo semestre de 2024 estão vagos 5.930 cargos na Polícia Militar e 72 cargos na Polícia Judiciária Civil. Segundoa a OAB, o déficit este só será recomposto com o aumento efetivo de servidores, o que acontecerá se houver o chamamento daqueles classificados no atual concurso de soldados da PMMT.
Cabe-se destacar ainda que o município é considerado um dos mais importantes do Estado, levando em consideração que Sorriso é considerada a Capital Nacional do Agronegócio, por ser o maior produtor de soja do mundo, também por ser o 2º maior exportador de Mato Grosso e o 3º no ranking de Produto Interno Bruto - PIB, havendo uma necessidade maior na segurança.
Leia também - Detento é morto por "colegas" de cela em presídio de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).