Nove escavadeiras operando ilegalmente em uma propriedade rural no município de Vila Bela da Santíssima Trindade a 528 km de Cuiabá, foram apreendidas pela Polícia Civil nesse sábado (07.12), durante uma fiscalização integrada.
De acordo com o delegado regional de Pontes e Lacerda, João Paulo Bertê, as investigações iniciaram no final de outubro, após o recebimento de uma denúncia anônima sobre práticas de garimpo ilegal na propriedade rural. Na ocasião, os policiais identificaram a atividade ilícita e apreenderam quatro escavadeiras que estavam operando em diferentes pontos da fazenda, incluindo áreas próximas às margens do Rio Sararé. Os danos ambientais provocados pela exploração ilegal já eram evidentes.
No sábado (07.12), em continuidade às investigações, as equipes retornaram à propriedade para acompanhar a perícia técnica. Durante a ação, encontraram mais nove escavadeiras hidráulicas em operação, além de um caminhão carregado com contêineres de óleo diesel e uma caminhonete. As máquinas estavam sendo utilizadas na movimentação de solo, desmatamento e destruição de áreas naturais.
Com a chegada dos policiais, os operadores das máquinas e o motorista do caminhão fugiram pela mata. Apesar disso, as escavadeiras foram apreendidas e serão destinadas ao município, enquanto o combustível será entregue aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).
Segundo o delegado João Paulo Bertê, a apreensão visa preservar as evidências e assegurar o cumprimento da legislação ambiental e penal vigente. "Foram registrados, por meio de fotografias e vídeos, os amplos danos ambientais causados pela atividade garimpeira ilegal, que comprometeram gravemente a fauna, a flora e as margens do Rio Sararé.
“A ação policial não apenas resultou na apreensão dos equipamentos, mas também na documentação detalhada dos prejuízos ambientais, que são incalculáveis. O levantamento reforça a necessidade de medidas rigorosas para combater práticas ilícitas que ameaçam a integridade do meio ambiente", destacou o delegado.
A operação contou com a atuação de policiais civis da Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade, em parceria com a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), e com o apoio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O objetivo principal era realizar perícia no local, onde foi constatado um crime ambiental de grandes proporções.(Com PJC/MT).
Leia também - Adolescente é sequestrada e estuprada em terreno baldio de Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).