26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 20 de Junho de 2019, 14:05 - A | A

Quinta-feira, 20 de Junho de 2019, 14h:05 - A | A

Confusão na Caserna

Militares de “alta patente” sabiam da entrada de freezer na Penitenciária, afirmam presos na Assepsia

Edina Araújo/VG Notícias

PJC/MT

 

As declarações dos militares presos na operação “Assepsia”, deflagrada na última terça-feira (18.06), após investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), comprometem militares de alta patente em Mato Grosso, vão colocar a “caserna em xeque” e pode ser apenas a “pontinha do iceberg”.

O diretor da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, Revétrio Francisco da Costa, o subdiretor da unidade, Reginaldo Alves dos Santos e outros três policiais militares continuam presos.

Leia matéria relacionada Operação da GCCO prende cinco servidores públicos

Segundo fontes do oticias, em depoimento à juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, os militares presos “atiraram para cima e não pouparam o comando deles”. Ainda conforme fontes, eles teriam afirmado que a Diretoria da Agência Central de Inteligência (DACI) sabia da entrada de freezer na Penitenciária - e citaram vários nomes, entre eles, o chefe da inteligência do Comando Regional 1 (CR1), tenente-coronel Sada Ribeiro Parreira, o coronel da PM, Rodrigues e o chefe da DACI, tenente-coronel Fábio Souza Andrade.

O diretor da Penitenciária Central do Estado (PCE), Revétrio Francisco da Costa, disse ter sido “enganado” por policiais militares quando atendeu um pedido para que autorizasse a entrada na unidade de uma caminhonete, que transportava um freezer, no dia 6 de junho. O depoimento do agente foi presidido pelo delegado Frederico Murta.

Entenda o caso - Ao longo das investigações, a Polícia Civil conseguiu comprovar que duas horas antes do freezer ser interceptado, no mesmo dia, os três militares e os diretores da unidade, participaram de uma reunião a portas fechadas com o preso líder da organização criminosa, por mais de uma hora, dentro da sala da direção. Os fatos foram registrados pelas imagens da unidade prisional, conforme relatório da investigação.

Ficou constatado ainda, que durante as investigações, o veículo utilizado para a entrega do freezer na unidade prisional pertence a um reeducando, que também é considerado uma das lideranças da facção criminosa.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) apurou também, a entrada de aparelhos celulares em unidades prisionais do Estado, com anuência de servidores.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760