Mesmo com a “onda de violência” vivenciada por moradores de Cuiabá e Várzea Grande, o novo secretário de Segurança Pública do Estado, Mauro Zaque, pretende nesses primeiros 100 dias de gestão encaminhar “forças policiais”, que atuam nas duas cidades, para combater a criminalidade no interior.
De acordo com plano de gestão de Zaque, o setor de Segurança Pública realizará nesses primeiros dias a “Operação Interior Seguro”, que será um conjunto de operações de combate ao tráfico de drogas, roubos, homicídios entre outros delitos, para combater a “violência” no interior do Estado.
Segundo a Secretaria, uma das operações a serem desencadeadas será a “Operação Asfixia”, que está prevista para ser realizada nos dois maiores municípios do interior mato-grossense: Rondonópolis e Sinop. Conforme a pasta, policiais de Cuiabá e Várzea Grande, se deslocarão para essas localidades e realizarão o trabalho de inteligência nos bairros mais afetados pelas ações de criminosos.
No entanto, a proposta de gestão pode aumentar ainda mais a violência nas cidades da Grande Cuiabá, já que delegacias e batalhões da polícia devem ficar com número reduzido de policiais.
Com “baixo” efetivo policial, a tendência é que o policiamento ostensivo realizado nas ruas seja prejudicado, aumentando assim o risco de ocorrência de mais roubos e homicídios, índices que já são “alarmantes” de acordo com a Polícia Civil.
Conforme informações extras oficiais da PJC, de 01 de janeiro até esta quarta-feira (14.01), mais de 20 homicídios ocorreram na Grande Cuiabá, sendo que 13 somente na Capital. Em 2014 foram registrados 245 mortes em Cuiabá, um crescimento de 21%, se comparado com 202 homicídios registrados em 2013.
Várzea Grande liderou o aumento da violência em Mato Grosso. O município cresceu em 53% no número de homicídios comparados com o levantamento de 2013. No ano passado foram 225 mortes contra 147 entre janeiro e dezembro de 2013.
Outro Lado – Em nota a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) limitou-se a informou que serão deslocadas equipes de policiais para reconhecimento de área nas cidades onde haverá operação, e que o policiamento em Cuiabá e Várzea Grande não serão prejudicados.
Confira nota na íntegra:
“Serão deslocadas equipes de reconhecimento de área nas cidades onde haverá operação. São equipes de reforço, de modo que, o policiamento convencional não será prejudicado. A quantidade de profissionais é uma informação de caráter estratégico da Sesp, por isso, são reservadas”.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Segurança Pública
Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).