A agente aposentada da Guarda Municipal, Adanary Silva Toledo Pizza registrou boletim de ocorrência por injúria contra a empresa Gramarca, localizada no bairro Manga. Em vídeo relando a denúncia, a moradora afirmou que o vendedor a julgou não pelo seu poder aquisitivo, mas pelo tom de pele.
“Você me julgou pelo meu tom de pele e pelas minhas vestes. Você não me julgou pelo poder aquisitivo. Você não sabe o quanto eu ganho, você não tem o direito de falar para mim o que é caro o que é barato. Você não abriu o sistema. Não verificou o valor das parcelas para mim. Voltei a repetir: você me julgou pelo meu tom de pele e pelas minhas vestes e em momento algum ele se defendeu”, disse a moradora em um trecho do vídeo.
Por meio de nota, a Gramarca informou que abriu uma investigação interna e vai investigar os fatos. Veja a nota completa no final da reportagem.
Ela procurou a empresa no início deste mês para fazer a revisão do seu veículo Onix da Chevrolet, quando um vendedor ligou questionando se tinha intenção de trocar. Adanary se interessou em uma Tracker, porém, quando foi a loja não foi atendida pelo mesmo vendedor. Na loja, o vendedor tentou vender outro Onix, mas automático, momento em que ela, reforçou sua insatisfação com o Onix e que queria uma Tracker.
“Ele não perguntou quanto eu ganhava. Ele não viu quanto a Gramarca daria em meu veículo, quanto ficaria o valor das parcelas. Ele não fez nada disso. Ele meio que deitou assim na cadeira e falou: vai ficar muito caro para você. Eu disse espera aí: você não tem o direito de falar o que é caro para mim, porque de repente o que é caro para você não é para mim. Ele falou, é verdade, R$ 1,5 mil é muito caro para mim. Gente quem paga R$ 1,3 mil e paga mais de uma parcela, consegue pagar um carro de R$ 1,5 mil com 60 parcelas. Eu falei, vou voltar a repetir, o que é caro para você pode não ser caro para mim. Você não sabe o quanto eu ganho e não pode julgar por mim o que é caro ou não”, relatou Adanary.
Segundo Adanary Silva, após ter se recusado em continuar o atendimento com o vendedor e todo constrangimento e reação de raiva outros funcionários vieram acalmá-la. Segundo ela, o vendedor veio pedir desculpas. No momento, o criticou dizendo que foi julgada pelo tom de pele. Segundo ela, o vendedor se silenciou.
“Quando ele silenciou eu tive a certeza que foi o meu tom de pele que pesou naquela venda. Então fica aqui o meu protesto. Eu cheguei em casa muito mal. Eu registrei um boletim de ocorrência contra ele e a Gramarca. Eu vou representar contra a Gramarca. Eu fiz uma reclamação na ouvidoria da Chevrolet no dia 4 mesmo. Quando foi no dia 5 a Chevrolet me retornou. Disse que ligaria na Gramarca pedindo retração. Eu fiquei aguardando, até agora essa retração não chegou. A gerente até hoje não me ligou”, relatou a vítima.
Ela afirmou que em 2015 e 2022 também foi submetida a péssimos atendimentos na Gramarca. A cliente fez um apelo para que o grupo empresarial oferte treinamentos aos vendedores contra o preconceito.
“Não é a primeira vez que sinto isso dentro da Gramarca, isso já me aconteceu em 2015 e em 2022, inclusive não iria comprar meu carro lá. Eu cheguei lá para trocar meu veículo em 2022 e fui atendida por uma vendedora. Ela nem sequer levantou para me mostrar o veículo. Ela me perguntou quanto iria dar de entrada, eu falei para ela, me disse, me dá seu contato, ela pegou meu telefone, levantei e saí. A moça da recepção percebeu como eu saí de lá. (...) Eu estava descendo para comprar em outro lugar quando minha filha disse, vamos neste aqui, eu andei em um Onix. Outra vendedora, que já não está mais na Gramarca, chamada Stefani, que me atendeu super bem. Diferente dos últimos episódios. Em 2015 fui comprar um Onix e fui tão mal atendida, que desci, comprei um Sandero na Renault”, relatou a moradora.
Outro lado
Por meio de nota, a Gramarca informou que instaurou uma sindicância interna para apurar o ocorrido e vai apurar rigorosamente os fatos.
A empresa lamenta profundamente o ocorrido relatado pela cliente e informa que já tomou ciência da situação. Reiteramos nosso compromisso com a construção de um ambiente respeitoso, inclusivo e igualitário para todos os nossos clientes e colaboradores.
Assim que recebemos a denúncia, instauramos uma sindicância interna para a apuração rigorosa dos fatos. Garantimos que todas as medidas cabíveis serão tomadas de acordo com o que a situação requer.
Não toleramos qualquer forma de discriminação ou conduta inadequada e reforçamos que nossos colaboradores participam regularmente de treinamentos voltados para a promoção de um atendimento ético, respeitoso e igualitário.
Reafirmamos nosso compromisso em assegurar que os valores de respeito, ética e inclusão sejam pilares fundamentais de todo o nosso processo de atendimento ao cliente.
Estamos à inteira disposição da cliente e das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários.
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