A delegação da Guarda Municipal de Várzea Grande (GM/VG) participou do primeiro Congresso Municipal de Segurança Pública, realizado nos dias 1º e 2 e fevereiro, no município de Sorriso (a 396 km de Cuiabá). O Coronel Alessandro Ferreira da Silva, secretário de Defesa Social, palestrou durante o evento.
O evento também contou com a participação de uma servidora do Ministério Público (MPE) e do deputado federal Coronel Assis. O parlamentar falou sobre sua visita a El Salvador, país que se destaca no enfrentamento às organizações criminosas.
Conforme assessoria da GM, entre os temas das palestras foram debatidos o papel dos municípios na segurança pública, justiça restaurativa, violência doméstica, entre outros.
O coronel disse que durante o congresso foi explanado o Plano Municipal de Segurança Pública de Sorriso, que a Guarda Municipal de Várzea pretende se basear e implementar na cidade ainda em 2024.
O secretário destacou que Várzea Grande foi elogiada durante o evento, visto que no ano de 2023, nenhum feminicídio foi registrado na cidade, onde segundo Alessandro, a queda nos índices de feminicídio se deve ao trabalho da rede de enfrentamento que a Guarda Municipal trabalha em conjunto com o Ministério Público, Poder Público Estadual, organizações não governamentais, além do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
"Na rede de enfrentamento, inclusive contamos com palestras e acompanhamento aos agressores para que eles não voltem a rescindir o crime. Então esse papel da rede funciona muito, e sem as vaidades institucionais", declarou Alessandro.
Leia também - Moradora de VG acusada de administrar finanças de esquema criminoso tem prisão mantida
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).