Familiares de presos protestaram na noite dessa quinta-feira (05.12) na frente da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Eles denunciam maus-tratos no sistema prisional. Em áudio e vídeos enviado ao , familiares afirmaram não ter informações sobre os presos. Eles ouviram gritos e tiros na unidade prisional.
“Não é porque eles estão lá dentro, que estão pagando pelo erro deles, que eles estão sozinhos. Eles cometeram um ato, cometeram um erro, mas eles estão pagando. Agora você fazer um prédio de qualquer jeito, jogar no lixo (...) Pelo amor de Deus, eles também têm o direito deles”, cita um familiar em trecho de um vídeo enviado.
Outros familiares gritavam: “12 horas sem comida. Sem água”, “Dia inteiro tomando sol quente”, “Hoje os presos estavam pedindo socorro.”
A manifestação foi na mesma data em que a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) deflagrou a Operação “Tolerância Zero ao Crime Organizado” em todas as 41 unidades prisionais do Estado.
De acordo com o diretor da Penitenciária Central do Estado, Glauder Benedito Figueiredo de Pinho, nessa quinta-feira (05) não foram realizados atendimentos na Unidade.
E todos os agendamentos feitos para a data foram cancelados. “Será feito o desligamento total da energia elétrica na Unidade a partir das 5h e a previsão é de os serviços durem doze horas para adequação e redimensionamento da rede elétrica, bem como ajustes no painel central elétrico do sistema autônomo de gerador estacionário”, cita trecho do comunicado assinado pelo diretor da Penitenciária.
Leia também: Com estado de saúde delicado, Coronel Zaqueu Barbosa é transferido para a reforma
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).