26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 14 de Junho de 2018, 11:25 - A | A

Quinta-feira, 14 de Junho de 2018, 11h:25 - A | A

"DESCANSO"

Criança aguarda quase três horas na UPA do Ipase para fazer exame enquanto servidora repousava, diz BO

Edina Araújo/VG Notícias

VG Notícias

Upa Ipase

 

O policial militar André Luiz Viera Martins, 32 anos, denunciou o descaso e a espera de mais de três horas para atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Ipase, em Várzea Grande.

Conforme boletim de ocorrência realizado por Luiz, ele esteve por volta de 3h da madrugada na UPA nessa quarta-feira (13.06) com o filho Arthur que sentia fortes dores abdominais.

Segundo ele, após esperar 40 minutos, o filho foi atendido pelo médico plantonista José Mário que solicitou exames no laboratório da Unidade.

Após aguardar horas na recepção e notar que o local estava vazio, André Luiz foi perguntar o motivo da demora no atendimento e foi informado que a responsável pelo exame estava em seu horário de descanso, e que ele teria que aguardar até às 6h da manhã pelos exames.

Com o filho com fortes dores, André Luiz acionou a Polícia Militar. A guarnição foi informada sobre o horário de descanso das funcionárias e que a pessoa responsável pelo plantão laboratorial não era a mesma que estava na escala do plantão.

Outro lado - Em nota, a Prefeitura diz que a criança foi prontamente atendida pelo médico de plantão - e que os exames foram realizados, mas que a servidora responsável pelo laborátório, estava em momento de repouso, mas a orientação é que os pacientes sejam prontamente atendidos. Confira nota na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTOS

A Secretaria de Comunicação Social de Várzea Grande em relação ao pedido de esclarecimentos deste conceituado órgão de comunicação sobre fatos ocorridos na Unidade de Pronto Atendimento - UPA IPASE esclarece que:

• Paciente com 10 anos de idade deu entrada na referida unidade com quadro que inspirava cuidados. Foi prontamente atendido pelo médico de plantão que requisitou exames complementares que são essenciais para a convicção do diagnóstico;

• Os exames foram realizados;

• Ocorre que entre o encaminhamento do paciente para a realização dos exames, a servidora da Saúde Municipal se encontrava em período de descanso, respeitando regra e acordo coletivo de trabalho;

• A referida funcionária, mesmo pertencendo a Saúde Pública não está lotada na UPA IPASE e apenas cumpria troca de plantão entre profissionais, o que está amparado em lei;

As Secretarias de Comunicação Social e de Saúde de Várzea Grande, informam que a recomendação superior é para o correto e devido atendimento de todas as pessoas que procurarem não apenas das unidades de Saúde do SUS, como qualquer unidade pública.

O Secretário de Saúde determinou a instauração de uma Comissão de Sindicância para apuração dos fatos e se comprovados o devido Processo Administrativo Disciplinar - PAD.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760