Benedito Mathias da Silva, 71 anos, conhecido como “Dito da Coban”, foi morto com diversos disparos de arma de fogo, em frente da residência, no município Nova Bandeirantes (a 995 km de Cuiabá), na manhã dessa quinta-feira (31.08). A vítima recebeu título de cidadão honorário de Nova Bandeirantense no início de agosto.
Benedito era foi uns colonizadores pioneiros de Nova Bandeirantes, e a Prefeitura decretou luto de três dias e ponto facultativo nesta sexta-feira (1º.09). O decreto circula no Diário Oficial dos Municípios (AMM) desta sexta (1º).
"O prefeito do município de Nova Bandeirantes/MT, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o que dispõe a Lei Orgânica do Município, CONSIDERANDO que na data de 31/08/2023 deu-se o falecimento do senhor BENEDITO JOSÉ DA SILVA, conhecido como Dito da Coban, Colonizador do Município de Nova Bandeirantes/MT", cita trecho da nota.
Segundo a Polícia, o crime aconteceu na Avenida José Francisco Otenio, e um vídeo divulgado na internet, mostra o momento em que um homem estaciona uma motocicleta, desce do veículo e vai em direção de Benedito, realizando os disparos de arma de fogo.
A residência da vítima fica próxima do Núcleo da Polícia Militar, e os disparos foram ouvidos pelos policiais, que fizeram rondas pelas imediações e localizaram Benedito caído no chão.
O local foi isolado para o trabalho da perícia e a Polícia Civil iniciou o trabalho de investigação para descobrir as motivações e localizar o suspeito que aparece nas imagens.
O velório da vítima foi realizado no ginásio de esportes do município nesta sexta-feira, e o corpo dele será sepultado em Cuiabá.
Leia também: Suspeito de estuprar neta da ex-companheira é preso em MT
Veja decreto na integra
DECRETO Nº 142/2023
SUMULA “DECRETA LUTO OFICIAL E PONTO FACULTATIVO NO MUNICÍPIO DE NOVA BANDEIRANTES/MT, EM VIRTUDE DO FALECIMENTO DO SENHOR BENEDITO JOSÉ DA SILVA”. CÉSAR AUGUSTO PERIGO, PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NOVA BANDEIRANTES/MT, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o que dispõe a Lei Orgânica do Município,
CONSIDERANDO que na data de 31/08/2023 deu-se o falecimento do senhor BENEDITO JOSÉ DA SILVA, conhecido como Dito da Coban, Colonizador do Município de Nova Bandeirantes/MT;
CONSIDERANDO a relevância dos seus serviços prestados ao município de Nova Bandeirantes, uma vez que esteve presente no processo de Colonização deste Município, dedicando sua vida à esta comunidade no decorrer de sua vida como cidadão;
CONSIDERANDO o Decreto Legislativo n° 005/2023 de 04 de agosto de 2023, que concedeu Título de cidadão honorário Nova Bandeirantense, ao mui digníssimo senhor Benedito José da Silva;
CONSIDERANDO que o falecimento do Munícipe, o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emergem pelas perdas deste ilustre cidadão;
CONSIDERANDO finalmente, que é dever do Poder Público de Nova Bandeirantes/MT, render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o Município,
DECRETA:
Art. 1º – LUTO OFICIAL por 3 (três) dias e PONTO FACULTATIVO NO DIA 01/09/2023 (sexta-feira), no Município de Nova Bandeirantes/MT, em sinal de profundo pesar pelo falecimento do senhor BENEDITO JOSÉ DA SILVA.
Art. 2º - Excluem-se da medida prevista no artigo anterior os serviços de natureza essencial e que não podem sofrer descontinuidade (coleta de lixo, atendimentos nas áreas da saúde, segurança, conselho tutelar, abastecimento de água e outros assim considerados), mantendo seu funcionamento em regime de plantão.
Art. 3º - Durante o período de luto oficial determinado por este Decreto, a Bandeira Municipal ficará hasteada à meio mastro em todos os órgãos públicos do Município.
Art. 4º- Este Decreto entra em vigor na presente data, com publicação simultânea no órgão de imprensa oficial do Município, devendo ser enviada cópia do presente ato às famílias enlutadas.
Registre-se, publique-se e cumpra-se.
Gabinete do Prefeito Municipal de Nova Bandeirantes/MT, em 31 de agosto de 2023.
CÉSAR AUGUSTO PERIGO
Prefeito Municipal
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).