Sete imóveis rurais e dois pontos no interior do Parque Estadual Tucumã foram alvos de fiscalizações realizadas entre os dias 22 de abril a 04 de maio, durante a Operação Tríplice Guatá, deflagrada pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) com apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e Gerência de Operações Especiais (GOE).
As propriedades fiscalizadas ficam nas cidades de Colniza e Guariba. A ação foi realizada para combater crimes ambientais contra fauna e flora. Durante a operação diversos objetos foram apreendidos, sendo uma pá carregadeira, um caminhão carregado de toras, seis motosserras e uma arma de fogo. Além da desmobilização de um acampamento no parque.
Entre os materiais apreendidos durante a fiscalização, foi somado um prejuízo de mais de R$ 500 mil para a organização criminosa. Os trabalhos resultaram, ainda, em cinco autos de infração, sendo embargos, inutilização, inspeção, apreensão contra a propriedades e o cumprimento de uma mandado de prisão em aberto.
O nome da operação faz referência à região fiscalizada, localizada na tríplice fronteira entre os estados de Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, região do Distrito do Guatá e intermediações da Reserva Ecológica Tucumã.
Leia também - Homem é morto a pauladas por "amigo" após bebedeira
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).