Um avião que pertence à Igreja Quadrangular do Pará foi apreendido no sábado (27.05), com cerca de 300 kg de skunk (um tipo de maconha concentrada) dentro de caixas de papelão de ovos, no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará. O avião da igreja tinha como destino Petrolina. A PF instaurou inquérito e investiga o caso.
O avião estava sendo usado pelo ex-deputado e pastor Josué Bengtson, tio e padrinho político da senadora e ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF). Ele é secretário-executivo da Igreja do Evangelho Quadrangular, que assumiu a propriedade da aeronave. As informações são da Revista Fórum.
Um homem foi preso após ser visto pelos policiais na pista de decolagem. Ele tentou fugir, mas foi alcançado e preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas. A PF não informou a idade e identidade do preso, nem se ele já tinha passagens pelo mesmo crime ou outros detalhes sobre o caso.
O piloto não foi preso, pois, conforme a Polícia Federal, não foi verificada a participação dele no crime. A aeronave e o celular do suspeito foram apreendidos.
Até esta segunda-feira (29), a aeronave ainda não havia passado pela perícia. A PF não confirmou a propriedade do avião, e nem como recebeu a denúncia.
Por meio de nota, a Igreja do Evangelho Quadrangular assumiu a propriedade do avião apreendido. "A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu com surpresa a notícia do envolvimento do monomotor Bonanza, de sua propriedade, com carga não autorizada. Ao tomar conhecimento, imediatamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Pará acionou a Polícia Federal", disse.
Conforme a Igreja Quadrangular, o homem preso seria o prestador de serviço terceirizado, e teria limpado o avião um dia antes. Ele teria procurado o piloto para fazer um voo para levar, segundo o homem, algumas peças de trator para uma cidade do interior, disse a igreja.
Na noite de sexta-feira (26), o homem teria acessado a aeronave, sem autorização do hangar e da igreja, e "colocou a carga", conforme a igreja. Eles afirmam não saber da procedência das drogas e que só souberam do conteúdo colocado no avião após a ação da polícia.
Leia Mais - Operação mira criminosos que movimentaram R$ 10 milhões com tráfico de drogas
Veja nota da igreja na íntegra:
A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu com surpresa a notícia do envolvimento do monomotor Bonanza, de sua propriedade, com carga não autorizada.
Ao tomar conhecimento, imediatamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Pará acionou a Polícia Federal, que efetuou a prisão de uma pessoa e apreendeu a carga.
É interesse da Igreja que tudo seja esclarecido e, portanto, reafirma o seu compromisso de colaborar com as investigações.
Atenciosamente, Igreja do Evangelho Quadrangular.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).