A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) registrou aumento de 63% em apreensões de drogas em 2016. Foram mais de 14 toneladas, enquanto que em 2015, o total foi pouco mais de oito toneladas.
Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal, da Sesp e fazem parte das ações preventivas e repressivas da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
Ainda sobre os resultados de 2016, somente em apreensão de maconha foram mais de 7 toneladas apreendidas, seguido de pasta base (3,4 ton), cocaína (2,8 ton) e 935 quilos de crack.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, atribuiu o aumento ao trabalho qualificado das forças de segurança e engajamento dos servidores.
“As forças de segurança têm desenvolvido cada vez mais ações ligadas a atividade de inteligência. Nossos profissionais estão mais comprometidos e mais motivados por conta dos investimentos que estão ocorrendo por parte do governo do Estado. É um conjunto de medidas e ações que nos proporcionaram este aumento”, destacou.
Rogers acrescentou ainda que há um trabalho integrado com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, principalmente quando a ação está relacionada ao trabalho de combate ao tráfico de droga na fronteira.
Bairro Seguro - Em janeiro de 2017, as apreensões já somam mais de 300 quilos de drogas. Este aumento se deve a realização da operação “Bairro Seguro”, deflagrada nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública, que abrange os 141 municípios.
Em fevereiro, em uma única ação, durante a segunda operação “Bairro Seguro”, foram apreendidos 101 quilos de maconha. O trabalho foi realizado em parceria com as forças de segurança de Goiás.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).