30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sexta-feira, 08 de Março de 2024, 15:19 - A | A

Sexta-feira, 08 de Março de 2024, 15h:19 - A | A

Registrado

Após morte de aluno, decreto vai obrigar gravação de treinamentos militares em MT

O decreto deve ser publicado na segunda (11.03).

Rojane Marta & Angelica Gomes/VGN

Após a morte de Lucas Veloso Peres, 27 anos, aluno do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros, durante um treinamento na Lagoa Trevisan, em Cuiabá, o Governo do Estado irá exigir que todos os treinamentos de policiais e bombeiros militares em Mato Grosso, sejam gravados 100%.

Segundo o governador Mauro Mendes (União), será publicado um decreto na próxima segunda-feira (11) com a normativa.

“Já conversei com a minha área de segurança, estamos estudando e cobrando uma apuração rigorosa do que aconteceu. Faremos um decreto estabelecendo a obrigatoriedade da gravação de toda formação de oficiais da Polícia Civil, do Bombeiro, e toda formação que envolva alguma atividade de risco. Elas deverão ser 100% filmadas para registrar a atuação de todos envolvidos”, informou.

A morte de Lucas se soma a outros seis incidentes fatais ocorridos durante treinamentos militares em Mato Grosso nos últimos 26 anos, levantando preocupações acerca da segurança e das práticas adotadas nestes cursos. Entre esses incidentes, destacam-se, a morte do aluno Bombeiro Rodrigo Claro em novembro de 2016, do policial militar de Maceió, Abinoão Soares de Oliveira, morto durante instrução em água, no Lago de Manso em 2010, e o "Caso dos Cadetes" em 1998, ambos caracterizados por circunstâncias extremas de treinamento.

Vale destacar que o deputado Júlio Campos (União), em colaboração com o deputado Wilson Santos (PSD), propôs um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de registros audiovisuais durante os treinamentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso. 

Leia mais: Júlio diz que “filmagem é o caminho” e apresenta PL obrigando registro audiovisual em treinamentos militares 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760