24 de Fevereiro de 2025
24 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017, 17:42 - A | A

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017, 17h:42 - A | A

Coletiva

Após fuga de detentos; Gustavo Garcia garante segurança à moradores de Poconé

Adriana Assunção/VG Notícias

Lenine Martins/Sesp-MT

coletiva de fuga de presos


Cletiva de imprensa nesta quinta-feira (16.11)

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia garantiu durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16.11), a segurança dos moradores do município de Poconé (104 km de Cuiabá), que estão assustados após fuga em massa de 34 detentos, nessa quarta-feira (15.11) da Cadeia Pública de Poconé.

“A Segurança Pública garante a segurança de todos lá, através dessas ações integradas, são mais de 150 policiais mobilizados diretamente nesse enfrentamento. Nosso plano de ação conta com todo o sistema de segurança para prevenir outras ações”, afirmou o secretário.

Sobre a fuga, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, relatou que a fuga ocorreu durante o banho de sol, quando um reeducando conhecido como “Cavalo Louco", viu a oportunidade e rendeu um dos agentes. Segundo ele, eram dois agentes de plantão no momento, mas não conseguiram evitar a fuga.

“Cerca de 20 recuperando estavam no pátio num banho de sol, eles estavam retornando para sua cela, quando um detendo conhecido como cavalo loco e alguns outros vieram para cima dos agentes penitenciário que tentarm evitar a fuga, mas não conseguiram. Alguns reeducandos até se apresentaram espontaneamente, e disseram que outros detentos obrigaram eles a participar da fuga”, relatou Emanoel.

Sobre as apresentações espontâneas, Emanoel Flores afirmou que os detentos que se apresentarem deverão permanecer na Cadeia Pública de Poconé e os demais serão transferidos.

Durante a fuga, o secretário adjunto de Administração Penitenciária destacou que a unidade que deveria estar com quatro agentes no plantão contava apenas com dois, pois um estava sob licença médica e outro estava de folga.

"Foram divulgados que era um, mas eram dois agentes. Tem 16 agentes lotados nessa unidade, quatro por plantão, tem uma carga horária 24 por 72 horas, mas uma folga no final do mês. Por isso, apesar do número de efetivo de agentes, durante o plantão é reduzido. Todas as unidades que precisam de apoio eles entram em contato com a Sejudh, e nós ofertamos esse apoio”, destacou.

Para evitar novas fugas, Emanoel Flores afirmou que a equipe deve se reuniu com toda a Superintendência da região Leste e da região Oeste, que são divididas no Estado, nas unidades penais para traçar um plano de segurança nas unidades.

“Estamos fazendo um planejamento vendo as unidades onde tem um menor número de servidores, para que possamos dar um apoio e analisamos também o risco, as vezes as unidades são pequenas e precisam de um realinhamento, ou de algum procedimento que sejam passados para eles”, avaliou.

Quanto a estrutura da unidade prisional e superlotação, o secretário afirmou que a unidade não está diferente de outras unidades no país -'e descartou a possiblidade de reformas: “Aqui, o Estado de Mato Grosso não diferente da União, passa por um momento sensível, também orçamentária e financeira, não há como fazer reformas em todas as unidades sem ter condições tanto financeira como orçamentária”, explicou.

Para finalizar, Emanoel Flores afirmou ainda, que na unidade de Poconé será intensificada as revistas, mas há uma aquisição de equipamentos para bloqueadores de celulares.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760