28 de Setembro de 2024
28 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 08 de Novembro de 2016, 11:17 - A | A

Terça-feira, 08 de Novembro de 2016, 11h:17 - A | A

“OS Mercenários”

Acusados de praticar homicídios em VG serão julgados dia 17

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Ilustração

mortes

 

O juiz da 1ª Vara de Várzea Grande, Otavio Vinicius Peixoto, designou para o próximo dia 17 a audiência de instrução contra três policiais militares e outras três pessoas acusadas de integrarem organização criminosa, suspeita de realizar diversos homicídios no município de Várzea Grande.

O cabo da Polícia Militar, Jozilmo Silvério dos Santos, e os policiais Helbert de França Silva e Jonathan Teodoro de Carvalho são acusados de matar a tiros, em 13 de abril deste ano, na região do Cristo Rei, Wellington Ormond Pereira, 17, Vinicius Silva Miranda, 24, e Márcio Melo de Souza, 24 anos.

Ainda segundo o processo, eles teriam disparado contra Alan Chagas da Silva, 18 anos, mas ele teria ficado apenas ferido.

A denúncia aponta ainda o envolvimento de José Francisco Carvalho Pereira, conhecido por “Ceará”; José Edimilson Pires dos Santos; Claudiomar Garcia de Carvalho, no crime.

Além deste crime, os acusados e outras 12 pessoas são acusados de participar do grupo criminoso, que segundo denúncia da Polícia Civil, seria responsável por cometer nove homicídios e uma tentativa, sendo todas elas em Várzea Grande.

Segundo o Tribunal de Justiça, mais de 50 testemunhas de acusação já foram arroladas para prestar depoimento contra a organização criminosa.

Respondem criminalmente por homicídios e organização criminosa os policiais militares: Claudemir Maia Monteiro; Ueliton Lopes Rodrigues; Pablo Plínio Mosqueiro de Aguiar; Vagner Dias Chagas.

Além deles, constam ainda: Jefferson Fatimo da Silva; Edervaldo Freire; Francisnilson Deivison; Marcos Augusto Ferreira Queiroz; Fernando Marques Boabaid.

Investigação e Perícia – Em 26 de abril deste ano a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Politec, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), deflagrou a Operação Mercenários que resultou na prisão de 17 pessoas (seis policiais militares, seis vigilantes, dois mandantes, dois informantes e um gerente de empresa), suspeitos de integraram o esquema conhecido como “comércio da morte” no município.

As investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil, são oriundas de força-tarefa instituída em janeiro pela Sesp para esclarecimentos de homicídios dolosos considerados de alta complexidade e com características semelhantes, ocorridos no município de Várzea Grande.

Os suspeitos foram denunciados por sete mortes investigadas em cinco inquéritos de homicídios, todas ocorridos em Várzea Grande entre mês de março a 13 abril de 2016, sendo este último um triplo homicídio praticado no bairro Cristo Rei.

Confronto balístico da Politec com as armas apreendidas na operação, mesmo ainda não estando finalizados para todos os casos apurados, já confirmou a utilização das armas em 18 inquéritos de homicídios investigados na DHPP.

Foram apreendidas na operação 19 armas, possivelmente usadas nos crimes, como espingardas calibre 12, pistolas calibres 380 e 9mm, revólveres, além de 658 munições. Vestimentas como camisetas, calças pretas e também roupas camufladas, capuz, luvas, placas de veículos, coletes balísticos, rádios comunicadores, veículo, entre outros, foram encontrados com os suspeitos.

Os crimes, de acordo com a investigação, foram praticados pela organização criminosa formada com o objetivo de assassinar pessoas, não somente com antecedentes criminais, mas também sob encomenda, tendo como principal motivação o “comércio da morte”, e não o “exercício de justiça privada”, visto que além de indivíduos que possuem passagens criminais, matavam de forma “mercenária”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760