Nos últimos 10 dias, 35 autores de mensagens falsas que causaram pânico em escolas do Estado de Mato, foram identificados pelo Polícia Civil. Entre os conduzidos e apreendidos estão dois adultos, uma criança de 10 anos e os demais são adolescentes entre 12 e 17 anos.
Conforme a Polícia Civil, o levantamento da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) aponta que as ocorrências foram registradas em 20 cidades do Estado.
De acordo com o delegado da DRCI, Ruy Guilherme Peral, todos os autores foram devidamente identificados e conduzidos para as delegacias e desses, quatro estavam em outros Estados do País, mas possuíam vínculos com Mato Grosso.
“A alegação dos autores de que as atitudes eram ‘brincadeiras’ não é tolerada, pois as ações causaram pânico e configuram crime”, ressaltou o delegado.
As investigações continuam e outras pessoas podem ser presas a qualquer momento.
A orientação para as mães, pais e comunidade escolar é que ao receberem vídeos, fotos e mensagens de ameaças ou supostos ataques, que enviem por mensagem para os perfis da Polícia Civil de Mato Grosso (@policiacivil_mt ou @dae_pcmt) ou pelo WhatsApp para denúncias (65) 99973-4429, além do 197 e 181.
Leia também
Delegado orienta população ajudar frear divulgação de ataques: “100% se tratam de trotes”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).