por Rodrigo Araújo*
Ontem (16.06) recebemos uma notícia muito triste sobre o falecimento do ex- deputado estadual e secretário das Cidades de Mato Grosso, Nico Baracat, que antes de ser político é um cidadão que deixou dois filhos e muitos amigos desolados com uma morte repentina e trágica. Com ele, mais dois pais de famílias que certamente também deixaram filhos e esposas.
Ontem, foram os três, mas, se pesquisarmos rapidamente na internet utilizando o termo “Morte na BR 163 Mato Grosso” vamos encontrar outras famílias que sofreram a mesma dor, perderam pais, mães, filhos, em alguns casos, famílias inteiras foram dizimadas.
Sou profissional liberal e em decorrência da profissão faço o percurso que liga Cuiabá às principais cidades do norte do Estado com frequência, utilizando a BR 163, e devo confessar que, cada vez que deixo minha família com destino ao interior temo ser mais uma vítima e me tornar apenas mais um nas trágicas estatísticas do Estado.
Além do fluxo intenso de carretas, principalmente na época da colheita, nos deparamos com uma estrada sem acostamento, com buracos enormes e sinalização precária.
Até quando???
Por se tratar de uma rodovia federal, em tese caberia ao DNIT a conservação e o reparo, o que evidentemente demora e, por vezes não acontece.
Sempre ouvimos que o condutor do veículo tem grande parcela de culpa nos acidentes de trânsito, contudo, no caso das tragédias ocorridas na BR 163, a estrada não proporciona qualquer chance ao motorista, ou seja, é evidente que há algo errado.
É inadmissível que uma rodovia que é responsável pelo escoamento da produção agrícola, que traz uma riqueza enorme ao País não tenha sequer dois quilômetros de acostamento, o que certamente amenizaria e em alguns casos evitaria que descuidos resultassem em tragédias.
Já passou da hora dos governantes tomarem providências, ao menos medidas mais simples como o reparo da estrada, tapa buracos, construção de acostamento nos pontos críticos, enfim, façam alguma coisa!!!
Não podemos deixar que a BR 163, aqui em Mato Grosso, continue matando. Chegamos ao limite da tolerância.
Se nenhuma medida for tomada, certamente, amanhã ou depois, teremos o desprazer de ver outras famílias chorando a perda de entes queridos, já que se trata de uma tragédia anunciada.
Chegou à hora da população se unir e cobrar para que a rodovia da morte se torne apenas a rodovia do progresso para Mato Grosso.
DRACON 18/06/2012
VAMOS NOS LEMBRAR DE ALGUMAS COISAS QUE ACONTECERAM, QUE TEM A VER COM ESTA GALOPANTE CARNIFICINA NAS RODOVIAS. 1-) O ROMBO NO DENIT FOI ESTIMADO EM 650 MILHÕES (QUASE UM BI), NA GESTÃO DOS BOTINAS! NINGUÉM FOI PRESO, NINGUÉM DEVOLVEU NADA! 2-) UMA DAS PROPOSTAS DE PALANQUE DO LULA ERA CUIDAR DE NOSSAS RODOVIAS, DUPLICAR, SINALIZAR, FAZER FERROVIAS PARA DESAFOGAR O TRAFEGO, NÃO FEZ NADA, SUA TURMA SÓ ENRIQUECERAM. 3) - JÁ FAZ UMA DÉCADA QUE ESTES DÉSPOTAS ESTÃO NO PODER, E ATÉ ENTÃO, O PROBLEMA SÓ AUMENTOU. O PT E ALIADOS, NUNCA CUIDARAM DOS PROBLEMAS DO POVO, APENAS DISTRIBUÍRAM ESMOLAS PARA MISERÁVEIS (NUMEROSOS) PARA GARANTIR VOTOS E PERMANECER NO PODER! É O MAIOR ESTELIONATO POLÍTICO NA HISTÓRIA POLITICA DO BRASIL!
Carlos Alberto 18/06/2012
Talvez o Pagot seja um dos poucos que tenha feito alguma coisa, a maioria esquece que o Mato Grosso existe!!!
Joaquim Jacomédez 18/06/2012
A verdade é uma só. Aqui Mato Grosso é uma Serra Pelada, os politicos são os garimpeiros entram no Governo, na Prefeitura, nna Assembléia, nas Camaras Municipais, já de olho em que posso " beneficiar-me, tirar proveito, ficar poderoso " o povo que se dane. Quantos e quantos anos daqui a Jangada todos os dias tem acidentes? Porque não fazem a ROTATÓRIA LÁ NA JANGADA INDO PARA ACORIZAL? porque não fazem uma coisa que "presta " ROTATÓRIA NO TREVO DO LAGARTO? mAS NÃO SÓ CONVERSADORES FIADOS , E FORASTEIROS APROVEITANDORES.
RONEI DUARTE 18/06/2012
Parabéns pelo Artigo! Infelizmente as milhares de mortes registradas nas rodovia acontecem na sua maioria por culpa da corrupção generalizada existente entre as empresas construtoras , gestores públicos e inércia dos órgãos de fiscalização (TCE,TCU,Assembléia Legislativa) que superfaturam os valores das obras e entregam impunemente serviços de péssima qualidade para a população (asfalto de qualidade duvidoso,projetos comerros grosseiros,falta de canalização da água da chuva, falta de acostamentos, falta de sinalização, largura da pista menor do que o projeto,etc). Também,o proposital atraso na implatação do transporte modal ferroviário e fluvial contribuem para o tráfego incompatível nas rodovias projetadas para as realidades automobilísticas das décadas de 70 e 80 que consequente geram o atual caos nas rodovias do estado e do país.
Maria Rita 18/06/2012
porque quando o dr. Pagot estava la vcs não cobravam.. aliados de primeira hora só viram as mortes agora depois que ele deixou o DNIT, para onde tanto dinheiro com aquele desgoverno dele, e vcs sempre acalados ora não me venha com demagogia barata
CELSO BRAZ DA SILVA 17/06/2012
Concordo com tudo o que você diz a respeito desta rodovia. Eu perdi um irmão por consequencia ele era Militar, é muito triste ver estas noticias a cada momento e ninguem toma uma providencia. Tenho a plena certeza que apos liberar a campanha politica, ouviremos providencia a respeito de duplicação e muito mais, só que fica somente no discurso, Povo Matogrossense temos que começar a mudar, virando as costa para certos Politicos.
6 comentários