Os cartões de transporte público TEM Fácil podem ser descartados para os promotores de venda da Associação mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU) localizados nos pontos de ônibus ou nas cabines de recarga situadas nos terminais e estações de ônibus de Cuiabá e Várzea Grande. No entanto, os cartões têm durabilidade de cinco anos e podem ser utilizados para recarga de novos créditos. Basta ter um deles para fazer a compra de créditos e pode ser vinculado ao CPF da pessoa também para retirar segunda via. Os demais podem ser descartados.
Os cartões que utilizamos são feitos a partir de materiais plásticos, mas nem sempre os descartamos da maneira correta e ficam guardados por muito tempo, ou são descartados em lixo comum, o que acarreta anos para degradação além de levar a contaminar o solo, prejudicam seres vivos, entre outros.
Em 2021 foram distribuídos 150 mil cartões TEM Fácil e este ano a média mensal é de 15 mil cartões. Desde 2016 já foram entregues aos passageiros cerca de 1,9 milhões de cartões, sendo que grande parte permanece esquecido nos bolsos e carteiras dos usuários do transporte coletivo. Os cartões podem ser reutilizados para recarga de novos créditos.
Os cartões de crédito, débito e de transporte podem ser feitos a partir do plástico PVC, que podem levar até 500 anos para decomposição, além do poliéster, policarbonato e ABS. Já a parte magnética é feita a partir de pequenas barras plásticas à base de ferro. Além disso, os cartões são completamente recicláveis.
Atualmente, cerca de 190 mil passageiros utilizam, diariamente, as linhas de ônibus urbanos que operam nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, recarregando seus cartões nos PDV’s instalados nos comércios de Cuiabá e Várzea Grande, por meio dos promotores de vendas, uniformizados e identificados pela MTU encontrados nos pontos de ônibus nas principais avenidas e bairro de Cuiabá e Várzea Grande, nas cabines da MTU Fácil, no Terminal de Integração do CPA 1 e CPA 3 e Terminal de Integração André Maggi (Várzea Grande) e também através do site da MTU(www.amtu.com.br).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).