O senador Jayme Campos (União-MT) manifestou na sessão Plenária desta terça-feira (19.03) sobre a visita a Terra Indígena Umutina, em Tangará da Serra, região do médio Norte de Mato Grosso. Ele entregou a comunidade indígena, duas camionetes – adquiridas com recursos de emenda orçamentária – para uso no transporte da produção de mandioca, arroz, feijão, café, goiaba e milho verde.
Contudo, Jayme chamou atenção para reivindicação dos índios, segundo o senador, eles querem produzir em alta escala: soja, arroz, feijão, mas não conseguem autorização.“Eles pedem oportunidade. Não querem viver mais sob a tutela da Funai. Sobretudo, o que se percebe e que eles querem produzir. Eles querem ter automóvel, querem ter ar-condicionado, querem ter internet”, destacou o senador.
Jayme observou, ainda, que a Comunidade Indígena Umutin quer também transformar aquela reserva para o ecoturismo devido as grandes potencialidades naturais. Entretanto, afirma que o pedido foi feito há 3 anos à Funai segue sem resposta.
Leia também: Jayme defende que produção de pequenos agricultores atenda estoques da União
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).