A deputado federal Gisela Simona (União Brasil) e o jovem ex-secretário de Turismo Felipe Wellaton (PRD) disputam pela indicação de quem será candidato a vice na chapa em que o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, deve disputar as eleições para a Prefeitura de Cuiabá.
O nome de Gisela ganha força por ter agredado votos quando disputou contra Emanuel Pinheiro (MDB) nas eleições de 2020. Além disso, a parlamentar é apontada em levantamentos qualitativos como fortalecedora da campanha por ser uma mulher negra e cuiabana. Informações de bastidores indicam, no entanto, que Gisela não é muito bem vista por Botelho, por já ter criticado o deputado em embates antigos que ocorreram quando os dois estavam em lados diferentes do cenário político.
Wellaton, por outro lado, ganha chances por ser um nome que pode desconstruir o discurso de Abílio Brunini (PL), principal rival de Botelho na disputa. Ex-aliado do deputado federal, Wellaton se enveredou para o governo e ocupou o cargo de Secretário de Turismo na administração de Mauro Mendes (União Brasil). Mais contido do que o falante Abílio, o ex-vereador é tido por muitos como o favorito para ser candidato a vice. Seus apoiadores apostam na ideia de que com Wellaton do lado de Botelho Abílio ficará isolado, com poucos aliados, e sem muita gente para ecoar seus discursos.
Ao mesmo tempo, Felipe poderá vir a público criticar o ex-amigo e arrastar para perto de si apoiadores como o vereador Fillipe Corrêa (PL), outro ex-amigo de Abílio que tem fortes divergências com o pré-candidato, mas nunca se afastou dele definitivamente.
Leia mais: Vereadores de Cáceres criticam tentativa de extinguir centro de pesquisa
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).