O horário de verão, criado para aproveitar a luz solar durante os dias mais longos, continua sendo um tema de intenso debate no Brasil. Recentemente, o realizou uma enquete para saber a opinião dos mato-grossenses – bem como os internautas de outras regiões.
A pesquisa, feita na sexta-feira (20), ofereceu quatro opções: a favor, totalmente contra, indiferente e parcialmente contra. Após quatro dias no ar, os resultados mostraram que 66% dos internautas são totalmente contra a medida, enquanto 27% são a favor. Além disso, 5% se mostraram parcialmente contrários, e 2% consideram o assunto irrelevante.
A enquete gerou bastante repercussão, com 141 comentários, internautas argumentaram que o horário de verão impacta negativamente a saúde, enquanto outros ressaltaram os benefícios de dias mais longos, como a sensação de bem-estar. Alguns também defenderam que a medida aquece a economia em certas regiões, pois o prolongamento da luz do dia faz com que as pessoas passem mais tempo nas ruas, estimulando o consumo.
"Sou contra o horário de verão. Ele traz muito problemas de saúde desnecessárias a população, quebrando a rotina das pessoas de um modo ruim e ainda não economiza energia elétrica satisfatoriamente", argumentou um dos internautas
O tema voltou aos holofotes após o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendar o retorno do horário de verão no Brasil. Inclusive, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que uma decisão sobre o retorno deve ser tomada em breve.
Caso a medida seja adotada, ela pode ser aplicada ainda em 2024, embora não necessariamente durante todo o período do verão, que vai de 21 de dezembro de 2023 a 20 de março de 2024. Instituído em 1931, o horário de verão foi suspenso em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro.
Leia também – Mendes reconhece falha na estratégia de combate aos incêndios
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).