por Pulula da Silva – Especial VG Notícias
ELEFANTE BRANCO
Bem longe do pessimismo, falando com a razão, e não com a emoção, fico pensando no assunto Arena Verdão (Foto) para os jogos da Copa do Mundo de 2014. Seja lá por qual time você torça em Mato Grosso, sua reação não deve ser diferente daquela já conhecida. Mais um Elefante Branco, uma obra faraônica abandonada, ou a redenção do futebol mato-grossense, principalmente, a nível nacional. Não vou entrar no mérito e escrever nas próximas linhas que a história vai mudar, mas o registro faz – se mais do que necessário.
SAUDOSISTAS
Tem o grupo dos saudosistas, daqueles apaixonados e esperançosos que apresentam várias fórmulas para a volta do torcedor aos estádios. Além da emoção e motivação, os times carecem de dirigentes como Rubens dos Santos, Agripino Bonilla Filho, Lino Miranda, Henrique Gory, Ingo Klein, Ranulfo Paes de Barros, Álvaro Scollfaro, Délio de Oliveira, Edvaldo Ribeiro, Makário Zanacape, José Luiz Paes de Barros, Joaquim de Assis e Lourival Fontes. É bom lembrar da família Canavarros, e em especial da 1ª Diretoria do Mixto (Foto Internet), marca na história do “Tigre” da Getúlio Vargas. O time do “caçula”Cuiabá, apesar da pouca idade, já ganhou títulos, destacou - se no cenário nacional, cresceu acentuadamente, e é considerado o mais estruturado, juntamente com o Mixto, entre os clubes da Baixada Cuiabana. Ah...e os considerados “grandes”, Dom Bosco e o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense ?...Sem comentários!!!
FUTEBOL CAIPIRA
Gosto quando comentam sobre o crescimento do futebol no interior, conhecido também como futebol caipira mato-grossense. Lamentar a decadência de Dom Bosco, Palmeiras do Porto, Clube Atlético Mato-grossense e Operário Várzea-grandense, é inevitável. Acho que o campeonato estadual sem a presença desses três da capital, além do “Chicote da Fronteira”vira “água com açúcar”. Sem graça, né ? É difícil não comentar e elogiar o crescimento do futebol do interior, e como contra fatos, não tem argumentos, é só pesquisar na internet, e descobrir os talentos que os “caipiras” qualificados revelaram para o futebol brasileiro e mundial( na foto internet, Rogério Ceni com os ex-goleiros Marília e Waldir Braga – hoje nos EUA, no início de carreira, no campeão Sinop, aos 16 anos, em 1990), e veja também a vantagem de conquistas que o futebol caipira tem sobre os clubes da Baixada Cuiabana nas duas últimas décadas. Rondonópolis também está acima da média em termos de representar o futebol de Mato Grosso no Brasil.
COMPRE AQUI - Moisés Portugal, um dos grandes mestres que tive no jornalismo, anda a mil por hora com o site www.compreemvarzeagrande.com.br, apresentando um noticiário completo da cidade, contando com um guia de compras, onde a população pode acessar e buscar o que procura, com centenas de estabelecimentos comerciais à disposição para a pesquisa de preços. “O nosso objetivo é estimular os consumidores a comprar em Várzea Grande”, disse Portugal, que ressaltou ainda que”por que comprar em Cuiabá, se na Cidade Industrial tem tudo ?”, indagou.
REI DA NOITE
Sou fã de carteirinha do atacante Adriano( na foto com a ex- presidente do Flamengo, Patrícia Amorim), e estou na torcida para que crie juízo, volte a jogar tudo que sabe, e quem sabe não esteja entre os convocados para defender a seleção brasileira na próxima Copa do Mundo. Tem uma raça peculiar, que aliada à uma boa técnica, com uma ótima preparação física, é na minha opinião, o melhor camisa nove do nosso futebol.
Estamos na torcida, pois, além do potencial técnico, tem o coração solidário, ajudando os mais necessitados nas favelas carioca, esquecendo de ajudar a si próprio, levando uma vida extra campo mais moderada. Prefiro o “Rei da Área”, do que o “Rei da Noite”. No futebol mato-grossense tivemos vários exemplos, e sem citar nomes, os jogadores das “baladas”, na maioria, não tiveram um final feliz.
CANTINHO DA SAUDADE
Revirando meu velho Baú de fotos, encontro essa relíquia, que eu divulguei no jornal A Gazeta Esportiva de São Paulo, no ano de 1985. Essa exclusividade é só minha, e se aparecer em qualquer outro veículo de comunicação sem o crédito ( Acervo Zé Pulula – VGNotícias) , o “bicho pega”. Era o ano de 1952, e o jovem goleiro Fauzer(foto), do Guarani de Adamantina, interior paulista, passou um período de testes no Santos Futebol Clube, na Baixada Santista.
O estádio era o atual Vila Belmiro, e o time, conforme me disse o falecido e saudoso radialista Antonio Fauzer dos Santos (Rádio Cultura de Cuiabá) na época da entrevista para a coluna Bastidores Esportivos de Mato Grosso, veiculada no jornal paulista pertencente a Fundação Cásper Libero, tinha craques do nível de Urubatão, Antoninho, Álvaro, Pagão, Tite, Formiga e Pepe. Os goleiros eram Manga( não o do Botafogo e Operário – MS) e Barbosinha, que está na foto com ele.
Seu sonho em um time grande durou 6 meses, quando foi dispensado, retornando ao Guarani. Sobre o Rei Pelé, disse que chegou pelas mãos de Valdemar de Brito, vindo do Baquinho, time amador de Bauru, para o Santos em 1956, e com apenas 16 anos de idade, 10 meses depois, jogou sua primeira partida no time profissional. A proeza desse mito da história do rádio mato – grossense, poucos sabem, e eu, privilegiado por ser seu parceiro nas madrugadas na Rádio Cultura, onde apresentei por muito tempo o programa “Cultura a Caminho do Sol”, da meia-noite às 3h da madrugada, entre um papo e um bom gole de Cavalo Branco(Whisky), descobria coisas interessantes narradas pelo professor.
CURTAS & GROSSAS
GRANA CURTA - Profissionais de qualidade tem sobrado na equipe de jornalistas da Secom de Várzea Grande na administração Wallace Guimarães. Cortaram o DGA da moçada, que significava não o aumento extra, e sim, o piso salarial de jornalista profissional ( seria bom o prefeito e o secretário Eduardo Balbino rever essa decisão), e plagiando o saudoso Chico Anísio, na Escolinha do professor Raimundo, só o salário é que é...deste tamanho,...oh! Não é uma cobrança, e sim, uma alerta para a valorização da classe.
PAI DE SANTO
Estive recentemente no distrito de Souza Lima entrevistando o Alírio ( foto com esse escriba), folclórico e afamado Pai de Santo da Cidade Industrial. Comentamos sobre política, futebol e outras “cozitas mais”. A matéria completa brevemente aqui no VG Notícias, e posso adiantar que nesse papo ele não estava incorporado em seu Guia, Exu Cobra Coral, mas, sim, no cidadão, que com 77 anos continua com a mesma vitalidade de um jovem de 30 anos. Cobrou uma visita do presidente do Legislativo, Dr. Waldir, que ele disse conhecer desde criança. “Fui amigo do avô Napoleão, sou amigo do pai, Sebastião Fio, e sempre apoiei a família na política”, ressaltou, e indo além, disse que”Pergunta para o Walmir, o Pingo, do Corpo de Bombeiros e para o Waldir os tempos de crianças que vinham por aqui. Era muito divertido.”, e concluindo, cobrou do jovem vereador uma visita em sua casa. “ Fiquei feliz quando fiquei sabendo que ele foi o mais votado, e se seguir a maneira do pai e avô na lida com o povo, terá um futuro brilhante pela frente”, avaliou o Pai de Santo Alírio.
ANTENA LIGADA - O pessoal comenta comigo que algumas críticas endereçadas ao prefeito Wallace Guimarães chegam a ser injustas. Em todas as áreas herdou problemas das administrações passadas, e o momento é unir forças, buscando formas e parcerias para dar uma cara nova a cidade. Nessa época das chuvas, é bom o pessoal da defesa civil ficar de antena ligada para os vários problemas que certamente virão. Como a população periférica sempre é mais atingida, e todos sabem que vivemos em um mundo que a pobreza dá de goleada na riqueza, fica difícil, não impossível, resolver todos os problemas, e como diz o adágio popular que”após a tempestade, vem a bonanza”, continuo acreditando em dias melhores para o meu povo, e ai com esse discurso final, estou plagiando alguns políticos nos palanques discursando durante as campanhas eleitorais.
CANDIDATO
Lá de Minoso, terra do Marechal Rondon, histórico distrito de Santo Antonio do Leverger, me chega a notícia de que o pecuarista e diretor - presidente da Samambaia Leilões, Celso Nogueira(Foto com Cibeli), após perder as eleições para prefeito do município, é nome forte para concorrer como deputado estadual nas próximas eleições. Como pecuarista há muitos anos tem vivido o dia – a – dia do que acontece naquela região e no estado, e a expressiva votação alcançada no último pleito lhe qualifica para essa disputa. Semanalmente, e isso já dura mais de uma década, tem me visitado em casa, juntamente com a esposa Cibele, e entre uma cachaça mineira e um bom churrasco, curtimos a amizade familiar que a musica sertaneja nos deu.
FIM DO JOGO
Para finalizar, as expectativas e emoções estão reservadas para o início dos campeonatos estaduais de futebol que se iniciam na próxima semana. Lá da ACP me chega a notícia que o Rodrigo Santos ( foto na Toca do Pulula com Luan Toiço), conhecido como Bié, em uma homenagem ao folclórico Bié, do Fiotão, agiliza o arredamento de uma Van para transportar a torcida do Palmeiras – SP, durante a realização da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de 2013. Será a excursão “Bay...Bay Brasil”. E eu cada começo de ano, tenho a esperança de ver meu Botafogo atropelando todos os adversários. Quando o bicho pega, vem a decepção, e é só lamentação sobre os fracassos. Abraços ao Edvaldo do Felinho, torcedor fanático do Mengão, que será nosso freguês nesse ano. Ufa! Tá duro agüentar a moçada aqui de casa curtindo o Big Brother, essa baixaria apresentada pela TV Plim Plim. Por hoje chega, e fugindo das mesmices que tenho visto por ai, agradeço os elogios sobre a coluna, já estou na estrada, e para quem gostou, abraços. Do contrário, para a tchurma da Lavanderia ( na arquibancada secando), Beijinho, beijinho...Pau,pau. Fuiiiiiiiii. [email protected] – zepulula.blogspot.com
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).