Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) aprovaram na sessão matutina desta terça-feira (18.08) moção de repúdio contra o deputado federal Nelson Barbudo (PSL) que comemorou a morte do bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (1.200 km a Nordeste de Cuiabá), Dom Pedro Casaldáliga, que faleceu aos 92 anos, em 8 de agosto em Batatais (SP) por complicações respiratórias, agravada pelo Mal de Parkinson.
Nelson disse a um site da Capital, que “O bispo desencarnou pro inferno há poucos dias. Desencarnou. O capeta que o tenha em um bom lugar”, e completou: “lugar de comunista pra mim é no inferno”.
Em defesa do bispo, o deputado Wilson Santos (PSDB), que o considerou Barbudo um fenômeno nas eleições 2018, disse que a sociedade esperava mais do deputado: “Esperava mais resultados efetivos para o Estado de Mato Grosso e lamentavelmente ele ainda não justificou essa extraordinária votação que o levou ao Congresso Nacional”, disse.
O deputado Valdir Barranco complementou as palavras de Wilson Santos, dizendo que Nelson faz um mandato pífio na Câmara dos Deputados e serve de chacota entre os colegas.
“Ele é motivo de chacota nos corredores da Câmara dos deputados. Então espero que essa moção de repúdio ele possa encará-lo como algo que o aconselha a mudar a sua postura. A igreja católica está muito revoltada, eu não sei se ele é católico, mas espero que não! A igreja a CNBB deve se manifestar sobre essa fala infeliz. E finalizo com a resposta dada ao deputado Allan Kardec: A chave do céu, ele não tem! Porque essa só Deus que tem! Só Deus é capaz de julgar um ser humano, mas as chaves de outras portas o senhor não e eu também não sei”, refletiu.
Dom Pedro Casaldáliga é respeitado mundialmente por sua luta em defesa dos direitos humanos, dos povos indígenas e contra os latifundiários e grileiros. Ele nasceu na Espanha mudou-se para São Félix do Araguaia em 1968, onde fundou a missão Claretiana no Brasil. Leia mais - Morre aos 92 anos, Dom Pedro Casaldáliga; Governo de MT decreta luto
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).