O conselheiro afastado do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Waldir Júlio Teis, foi solto no início da noite desta terça-feira (04.08). Teis estava preso no Centro de Custódio de Cuiabá (CCC), desde 01 de julho deste ano, por suposto “embaraço a investigação de infração penal”, no âmbito da Operação Ararath, que investiga, desde 2013, a prática de crimes de corrupção, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e organização criminosa por conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.
Conforme fonte do oticias, as cautelares são basicamente não ir ao TCE, não falar com investigados e se recolher no período da noite em casa.
A liminar foi concedida na sexta-feira (31.07), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Totfoli. De acordo com informações obtidas pela reportagem do oticias, ao conceder a liminar no plantão judicial, Tofolli determinou o encaminhamento dos autos para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), local onde tramita a ação criminal proposta pelo Ministério Público Federal contra Teis, para que o relator dos autos na Corte Superior definissse as medidas cautelares ao conselheiro afastado.
Ontem (03), às 10h46min, o STF remeteu o ofício para o STJ, e conforme andamento processual, somente às 12h16min de hoje (04) é que os autos foram recebidos na coordenadoria da Corte Especial, veja andamento: 04/08/2020 12:16:47 Recebidos os autos no(a) COORDENADORIA DA CORTE ESPECIAL/ 03/08/2020 10:47:56 Conclusos para despacho ao(à) Ministro(a) RAUL ARAÚJO (Relator) (Ofício STF fls. 424/467).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).