Os economistas norte-americanos Alvin E. Roth, 60, da Universidade de Harvard, e Lloyd S. Shapley, 89, da Universidade da Califórinia, conquistaram nesta segunda-feira (15) o Prêmio Nobel de Economia de 2012 por seus trabalhos sobre os mercados e a maneira de associar seus agentes.
"Este ano o prêmio recompensa um problema econômico central: como associar diferentes agentes da melhor maneira possível", anunciou o Comitê Nobel.
A Real Academia Sueca de Ciências, que entrega o prêmio, disse que os 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão de dólares) são um reconhecimento à "teoria de alocações estáveis e ao modelo de mercado".
O prêmio, explica o comitê, coroa "os esforços para encontrar soluções práticas a um problema do mundo real" efetuados por Lloyd Shapley e Alvin Roth.
A láurea, cujo nome oficial é "prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel", será entregue em 10 de dezembro em Estocolmo.
O Nobel de Economia, oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. A categoria não faz parte dos prêmios originais criados pelo testamento do empresário inventor do dinamite Nobel, em 1895.
O prêmio de Economia encerra esta edição dos prêmios Nobel, que teve início na segunda-feira passada com a premiação do britânico John B. Gurdon e do japonês Shinya Yamanaka com o de Medicina, e continuou na terça-feira com o Nobel de Física para o francês Serge Haroche e o americano David J. Wineland.
Na quarta-feira foi anunciado o de Química aos americanos Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka, na quinta-feira o de Literatura ao chinês Mo Yan, e na sexta-feira se revelou que a ganhadora do Nobel da Paz foi a União Europeia.
Em 2011
No ano passado, os pesquisadores norte-americanos Thomas Sargent e Christopher Sims foram os escolhidos para o Nobel de economia. Eles foram premiados pela "pesquisa empírica sobre a causa e o efeito na macroeconomia", informou a Academia.
Como prêmio, os dois receberam cerca de US$ 1,5 milhão.
Veja a lista dos últimos ganhadores
2011:Thomas Sargent (EUA) e Christopher Sims (EUA)
2010: Peter Diamond e Dale Mortensen (EUA), Christopher Pissarides (Chipre-GB)
2009: Elinor Ostrom e Oliver Williamson (EUA)
2008: Paul Krugman (EUA)
2007: Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson (EUA)
2006: Edmund S. Phelps (EUA)
2005: Thomas C. Schelling (EUA) e Robert J. Aumann (EUA-Israel)
2004: Finn Kydland (Noruega) e Edward Prescott (EUA)
2003: Robert F. Engle (EUA) e Clive W.J. Granger (GB)
2002: Daniel Kahneman (Israel-EUA) e Vernon L. Smith (EUA).