Com salário de R$ 3 mil, VG terá eleição para escolher 15 novos conselheiros tutelares

Lucione Nazareth/ VG Notícias

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) informou que irá publicar até 30 de abril, o Edital da Eleição Municipal para escolher 15 novos conselheiros tutelares em Várzea Grande. A informação é da presidente do CMDCA, Katlin Oliveira Calmon.

“São 15 vagas a serem preenchidas na estrutura do Conselho Tutelar de Várzea Grande. Os candidatos estão concorrendo a essas 15 vagas que estão distribuídas em três polos de Várzea Grande sendo eles Centro, Cristo Rei e Jardim Glória”, declarou Katlin ao #vgnoticias.

Segundo ela, a eleição para as vagas nos polos do Conselho Tutelar de Várzea Grande está prevista para o primeiro domingo de outubro, ou seja, 06 de outubro. “Assim como ocorreu na última eleição em 2015, a previsão é que a eleição deste ano seja realizada por meio de urna eletrônica. Já solicitamos ao Tribunal Regional Eleitoral e agora estamos só aguardando a resposta a nossa solicitação. Mais detalhes da eleição do Conselho Tutelar estará inserido no edital que iremos lançar até o dia 30 de abril”, finalizou a presidente do CMDCA.

Para se inscrever e concorrer ao cargo de conselheiro tutelar, o regimento determina que seja morador de Várzea Grande, com idade a partir de 21 anos. Normalmente o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar é realizado em três etapas, sendo elas, inscrição dos candidatos, eleição dos candidatos por meio de voto e curso de capacitação e formação sobre os Direitos da Criança e do Adolescente.

Os conselheiros eleitos terão mandato de quatro anos, com salário mensal de R$ 3 mil. A jornada de trabalho de conselheiro tutelar é de 40 horas semanais, mais regime de plantão, conforme definido na Lei Municipal e no Regimento Interno do Conselho Tutelar.

Ainda importante destacar, que a função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública ou privada.


Fonte: VG Notícias

Visite o website: wwww.vgnoticias.com.br