26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sexta-feira, 26 de Setembro de 2014, 09:45 - A | A

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2014, 09h:45 - A | A

Polícia Federal deflagra 6ª fase da operação “Ararath”; Candidato a deputado estadual é um dos investigados

Conforme Polícia Federal, as supostas cartas de créditos teriam provocado um prejuízo estimado de cerca de R$ 500 milhões aos cofres públicos.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (26.09) a 6ª fase da operação “Ararath” em Mato Grosso. Segundo a PF, pela manhã estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no Estado e também na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

De acordo com informações preliminares, um dos investigados nessa “nova” fase é o suplente de deputado estadual e candidato, Gilmar Fabris (PSD). Policiais federais estão na casa do candidato apreendendo documentos, que podem estar relacionados à emissão fraudulenta de cartas de crédito para servidores públicos.

Conforme Polícia Federal, as supostas cartas de créditos teriam provocado um prejuízo estimado de cerca de R$ 500 milhões aos cofres públicos. Essas instituições eram responsáveis por empréstimos de altas somas, especialmente a agentes políticos, que utilizavam os recursos para diversos fins, inclusive financiamento de campanhas políticas e corrupção de outros servidores públicos.

Ainda segundo a PF, os investigados e empresas agiam como instituição financeira sem autorização do Banco Central e facilitavam a lavagem de ativos de origem ilícita, cujo dinheiro circularia num sistema financeiro paralelo sem controle e fiscalização.

Quatro pessoas já respondem a uma ação penal proposta pelo Ministério Público Federal e ainda estão em trâmite 13 inquéritos policiais (investigações).

Atualizada ás 10h20 - Depois da saída dos policiais federais, o social-democrata deixou sua casa e seguiu para o comitê de campanha. Fabris se negou a falar com a imprensa e depois deixou o local minutos depois em uma camionete.

Policiais Federais também apreenderam alguns documentos no comitê do candidato e em seguida foram para a sede da PF em Cuiabá.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760